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  • Descrição
    E-BOOK Matemática Lúdica X Matemática Crítica

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    Descrição

    Já foi dito que “Não é divertindo-se que um aluno aprende” e, em resposta, “É apenas divertindo-se que um aluno pode aprender”. Esteja onde estiver, a verdade, talvez entre estes extremos, é inegável que os truques com números, contidos na Parte I da presente obra, são um desafio à imaginação e um poderoso estímulo à atividade matemática. Eles têm sido populares desde a antiguidade, e, distraindo-se com eles, os homens aguçaram suas inteligências e estimularam sua engenhosidade. Por meio dos truques com números o aluno vai aprender as quatro operações elementares da aritmética sem perceber que: o sinal de (+) é soma, o sinal de (–) é subtração, o sinal de (X) é multiplicação e o sinal de (÷) é divisão. Na Parte II o leitor (ou aluno) encontrará muitas aplicações sobre: mínimo múltiplo comum, máximo divisor comum, as equações do 1º e 2º graus aplicadas em várias atividades do cotidiano, método de Viéte para resolução de equações completas do 2º grau e sistema de equações lineares aplicado em várias atividades do cotidiano.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Digital / E-book

    Especificações

    Sobre o AutorSebastião Vieira do Nascimento (Sebá)

    Sebastião Vieira do Nascimento, o popular Sebá, é graduado em Economia pela UFPB – Universidade Federal da Paraíba e mestre em Engenharia de Produção também pela UFPB. É professor titular aposentado da UFCG – Universidade Federal de Campina Grande – PB.
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    Sumário

    Capítulo 1: Matemática Lúdica - 1
    1.1. Truque com Números - 1
    1.1.1. Descobrindo o Resultado da Segunda Operação - 1
    1.1.2. Descobrindo o Algarismo Riscado - 2
    1.1.3. Uma Variante do Truque 1.1.2 - 4
    1.1.4. Descobrindo os Cinco Números que a Pessoa Escolheu - 5
    1.1.5. Descobrindo o Número que Cada Pessoa Pensou - 6
    1.1.6. Descobrindo o Resultado da Quarta Operação - 8
    1.1.7. Descobrindo o Total Antes de Somar - 9
    1.1.8. Uma Variante do Truque do Item 1.1.7 - 11
    1.1.9. Descobrindo a Soma de Dez Números - 12
    1.1.10. Descobrindo uma Soma sem Nenhuma Informação - 13
    1.1.11. Uma Variante do Truque do Item 1.1.10 - 15
    1.1.12. Descobrindo Quem Escolheu o Número - 15
    1.1.13. Descobrindo os Números que a Pessoa Pensou - 16
    1.1.14. Com Seis Cartões Numerados Descobrir o Número Pensado - 17
    1.1.15. Quem Chegará Primeiro ao Número 100? - 20
    1.1.16. Adivinhação Egípcia - 20
    1.1.17. O Resultado é Sempre o Número Pensado - 22
    1.2. Outros Truques com Números (criados pelo autor) - 23
    1.2.1. Descobrindo o Número que a Pessoa Somou ao Produto - 23
    1.2.2. Descobrindo o Resultado de uma Subtração - 25
    1.2.3. Uma Variante do Truque 1.2.2 - 26
    1.2.4. Descobrindo o Resultado de Uma Soma - 27
    1.2.5. Descobrindo o Número Pensado - 28
    1.2.6. Descobrindo o Algorismo Riscado - 29
    1.2.7. Descobrindo o Número que se Encontra no Bolso - 31
    1.2.8. Descobrindo a Idade da Pessoa - 32
    1.2.9. Descobrindo o Número Ímpar que a Pessoa Alcançou - 33
    1.2.10. Uma Variante do Truque 1.2.9. - 34
    1.2.11. Descobrindo os Dois Números Ímpares Consecutivos - 35
    1.2.12. Descobrindo os Dois Números Pares Consecutivos - 37
    1.2.13. Descobrindo os Quatro Números Inteiros Consecutivos - 39
    1.2.14. Descobrindo o Número que foi Elevado ao Quadrado - 41
    1.2.15 Descobrindo o Número que foi Elevado ao Cubo - 46
    1.3. Truques com Palitos de Fósforo - 49
    1.3.1. Descobrindo o Número de Palitos que a Pessoa tem na Mão - 49
    1.3.2. Descobrindo o Objeto que Cada Pessoa Escolheu - 51
    1.3.3. Descobrindo o Número Pensado - 52
    1.4. Truque com Dados - 53
    1.4.1. Três Dados são Lançados: Descobrir a Soma dos Três Dados - 53
    1.4.2. Três Dados são Lançados: Descobrir os Pontos de Cada Dado - 54
    1.5. Truque com Baralho - 56
    1.5.1. Descobrindo que Todas as Cartas Escolhidas são Ases - 56
    1.5.2. Uma Variante do Truque 1.5.1 - 56
    1.5.3. Descobrindo a Carta Escolhida pela Pessoa - 58
    1.5.4. Descobrindo o Número de Cartas que a Pessoa Retirou - 59
    1.6. Truques com Dominó - 59
    1.6.1. Descobrindo numa Fila o Total de Pontos das Duas Pontas - 59
    1.6.2. Descobrindo quantos Carroções a Pessoa Escolheu - 60
    1.6.3. Descobrindo Quantas Pedras a Pessoa Transferiu - 62
    1.6.4. Descobrindo a Pedra que a Pessoa Escolheu - 63
    1.7. Truques com Datas - 64
    1.7.1. Descobrindo as Datas no Calendário - 64
    1.7.2. Descobrindo o Ano que Aconteceu algo Importante - 68
    1.7.3. Desconbrindo a Idade de uma Pessoa - 69
    1.7.4. Descobrindo Dia, Mês e Ano que a Pessoa Nasceu - 70
    1.7.5. Descobrindo o Dia da Semana em que a Pessoa Nasceu - 72
    1.8. Truques com Livro - 75
    1.8.1. Descobrindo a Ordem da Palavra e da Linha, e o Número da Página - 75
    1.8.2. Descobrindo o Nome de uma Pessoa ou uma Palavra num Livro - 77

    Referências Bibliográficas - 81

    Apêndice: Demonstração de Alguns Truques - 83

    1.1.1. Descobrindo o Resultado da Segunda Operação - 83
    1.1.2. Descobrindo o Algorismo Riscado - 83
    1.1.4. Descobrindo os Cinco Números que a Pessoa Escolheu - 84
    1.1.5. Descobrindo o Número que cada Pessoa Pensou - 84
    1.1.6. Descobrindo o Resultado da Quarta Operação - 85
    1.1.9. Descobrindo a Soma de Dez Números - 85
    1.1.10. Descobrindo uma Soma sem Nenhuma Informação - 86
    1.1.12. Descobrindo Quem Escolheu o Número - 86
    1.1.13. Descobrindo os Números que a Pessoa Escolheu - 87
    1.1.17. O Resultado é Sempre o Número Pensado - 88
    1.2.9. Descobrindo o Número Ímpar que a Pessoa Alcançou - 88
    1.2.11. Descobrindo os Dois Números Ímpares Consecutivos - 90
    1.2.12. Descobrindo os Dois Números Pares Consecutivos - 90
    1.2.13. Descobrindo os Quatro Números Inteiros Consecutivos - 90
    1.5.4. Descobrindo o Número de Cartas que a Pessoa Retirou - 90
    1.6.2. Descobrindo Quantos Carroções a Pessoa Escolheu - 91
    1.6.4. Descobrindo a Pedra que a Pessoa Escolheu - 92
    1.7.1. Descobrindo as Datas no Calendário - 92

    Capítulo 2: Matemática Crítica - 95
    2.1. A Matemática Crítica, Segundo Ole Skovsmose e Guinther - 95
    2.2. Calculadoras na Sala de Aula dos Ensinos Fundamental e Médio - 96
    2.3. Multiplicação com Números Decimais, Frações, Prova dos Noves fora e Critérios de Divisibilidade - 99
    2.3.1. Flagrante da Vida Real - 100
    2.4. Algoritmo para Calcular o Valor de por Meio de uma Calculadora de Bolso - 112
    2.5. Algoritmo para Calcular o Valor de (1 + i)–n por Meio de uma Calculadora de Bolso - 120
    2.5.1. Respostas das letras de “a” a “f” - 122



    Capítulo 3:O Mínimo Múltiplo Comum (MMC) nas Atividades de um Vendedor de Cachorro-Quente - 129
    3.1. Flagrante da Vida Real - 130

    Capítulo 4: Resolução dos Problemas Apresentados pelos Alunos sobre MMC - 135

    Capítulo 5: O Máximo Divisor Comum (MDC) nas Atividades de um Fabricante de Tecidos - 141
    5.1. Flagrante da Vida Real - 142

    Capítulo 6: Resolução dos Problemas Apresentados pelos Alunos sobre MDC - 147

    Capítulo 7: A Equação do Primeiro Grau Aplicada em Várias Atividades do Cotidiano - 155

    Capítulo 8: Resolução dos Problemas Apresentados pelos Alunos sobre Equação do 1º Grau - 167

    Capítulo 9: A Equação do Segundo Grau Aplicada em Várias Atividades do Cotidiano - 191

    Capítulo 10: Resolução dos Problemas Apresentados pelos Alunos sobre Equação de 2º Grau - 201

    Capítulo 11: Método de Viète para Resolução de Equações Completas do 2º Grau - 235

    Capítulo 12: Sistema de Equações Lineares Aplicado em Várias Atividades do Cotidiano - 237

    Capítulo 13: Resolução de Problemas Apresentados pelos Alunos sobre Sistema de Equações Lineares - 245

    Capítulo 14: Problemas Propostos sobre Sistema de Equações Lineares - 255

    Capítulo 15: Respostas aos Problemas sobre Sistema de Equações Lineares - 257

    Capítulo 16: Equações Diofantinas Lineares - 259
    16.1. Introdução - 259
    16.2. Generalidade - 259
    16.3. Condição de Existência de Solução - 260
    16.4. Solução da Equação ax + by = c - 260
    16.5. Problema das Máquinas para Examinar Amostras de Sangue - 261
    16.6. Método de Sebá para Resolução de alguns Casos Particulares nas Equações Diofantinas Lineares - 264
    16.7. Resolução do Problema das Máquinas pelo Método de Sebá - 264
    16.8. Outros Exemplos Resolvidos pelo Método de Sebá - 266



    Capítulo 17: Problemas Resolvidos sobre Equações Diofantinas - 273

    Capítulo 18: Problemas Propostos sobre Equações Diofantinas (com as respectivas respostas) - 287

    Capítulo 19: Respostas aos Problemas Propostos sobre Equações Diofantinas - 289

    Referências Bibliográficas 293

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:312
    Origem:Nacional
    Editora:Editoria Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2014
    ISBN:9788539906932
    Encadernação:Digital
    Autor:Sebastião Vieira do Nascimento
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

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