Gerenciamento de Projetos - Uma Abordagem Sistêmica para Planejamento, Programação e Controle - Tradução da 11ª Edição Americana
Nesta obra clássica, tradução da décima primeira edição norte-americana, o Dr. Kerzner traz para o leitor o estado da arte do gerenciamento de projetos, alinhado com o PMIs PMBOK® Guide. Com a leitura desta obra, o profissional de gerenciamento de projetos e o estudante que se dedica a aprendê-lo saberão como adotar uma metodologia de gerenciamento de projetos e utilizá-la constantemente, comprometer-se com o desenvolvimento de planos eficazes no início de cada projeto, fornecer aos executivos as informações voltadas para o patrocinador do projeto (e não as informações de gerenciamento do projeto), focar nas entregas, em vez de focar nos recursos,...
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SAP R/3 Ferramentas de Relatório
O SAP R/3 permite integrar informações a partir de qualquer divisão de sua empresa e gerar relatórios que exibem dados de forma útil. Com este guia o usuário aprenderá a criar, personalizar e produzir relatórios eficientes. ... Ler mais +
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O conhecimento estruturado sobre gerenciamento de projetos vem sendo desenvolvido há pelo menos meio século. Hoje temos disponíveis certificações, manuais, métodos, só que os resultados esperados não aconteceram: continuamos com cronogramas atrasados, orçamentos estourados, escopos não completados... A proposta deste livro é abordar, de forma bem-humorada, como o fator humano pode ser uma boa explicação para os fracassos e sucessos obtidos. Este é o conceito da “Terceira onda”; depois do conhecimento e dos métodos, chegou a vez de abordar a cultura, a motivação, a comunicação, enfim, todos os componentes “humanos” que podem afetar, para o bem e para o mal, os resultados dos projetos. ... Ler mais +
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Manual Prático do Plano de Projeto: utilizando o PMBOK Guide - 6ª Edição
O livro contém: Descritivo completo dos documentos de um projeto Conteúdo revisado e ampliado para o PMBOK® Guide 6ª Edição Referência completa, trazendo mais de 50 exemplos e modelos de documentos (templates) Exemplo único de um projeto que pode ser acompanhado em todas as áreas de conhecimento do PMBOK® Guide, trazendo todos os processos de: Integração Escopo Cronograma Custo Qualidade Recursos Comunicações Riscos Aquisições Partes Interessadas ... Ler mais +
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Este livro busca respostas para essas situações adversas que parecem se repetir em todas as TIs. A TI só muda de endereço, mas as pessoas fazem a diferença. O texto possui uma visão pragmática e extrai um sentido novo e bem-humorado de assuntos tão diversos como planejamento estratégico, o sentido e a preocupação no trabalho, o heroísmo, a promoção, a demissão e a arte do dizer “não”. ... Ler mais +
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Gerenciamento de Projetos Sem Crise
Como evitar problemas previsíveis para o sucesso do projeto
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Consulte o livro Gerenciamento de projetos sem crise: como evitar problemas previsíveis para o sucesso do projeto e encontre os segredos que lhe ajudarão a se tornar um gerente de projetos de ponta em sua empresa, em seu campo e, talvez, até no mundo! ... Ler mais + -
Sistemas de Informação para Administradores
O Mundo dos Negócios requer profissionais capacitados e antenados em todos os assuntos. Este livro aborda, através de uma linguagem cotidiana e bem-humorada, conceitos inerentes à T.I., mas com “aquele pezinho” na Administração, por exemplo: BI, CRM, ERP, Crimes Virtuais, etc. ... Ler mais +
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Este livro apresenta conceitos, roteiros de projetos e modelos de alinhamento dos sistemas de informação e da tecnologia da informação ao negócio empresarial ou à atividade pública por meio da integração entre o Planejamento Estratégico de Informações e da Tecnologia da Informação e o Planejamento Estratégico Privado ou Público. ... Ler mais +
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Análise de Sistemas - 10 Habilidades Fundamentais
Para ser um Analista de Sistemas de sucesso, conhecer o software do momento não basta. Para completar a formação profissional e acadêmica, é necessário desenvolver um leque de habilidades fundamentais. O pleno exercício dessa empolgante profissão requer uma sólida visão empresarial e conhecimento da área de negócio em que se pretende atuar, o que só se adquire na prática, com dedicação e empenho. ... Ler mais +
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Gerenciamento de Projetos: Estudo de caso – Rosalina e o Piano - 2ª edição
“Rosalina e o Piano” é uma metáfora transformada num caso de estudo didático elaborado no imaginário individual do autor, fruto de suas experiências, sucessos e fracassos: “e olha que foram diversos!” E de suas interações com colegas gerentes de projetos. ... Ler mais +
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Decisões com B.I. (Business Intelligence)
O enfoque principal desta obra é Business Intelligence baseando-se em uma linguagem cotidiana, simples, detalhada e sobretudo acessível! É especial imprescindível para profissionais das áreas de gestão empresarial, responsáveis pela informática e informações na empresa além de ser material auxiliar dos mais variados cursos sobre novas tecnologias aplicadas ao desenvolvimento da empresa tendo como base explicitamente a informação correta. ... Ler mais +
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Gerenciamento de Projetos no Terceiro Setor
Este livro desenvolve uma análise compreensiva sobre o assunto, procurando entender convergências e divergências para construir uma visão mais abrangente. Iniciando com a demonstração do que se entende por Terceiro Setor, passa por uma revisão de conceitos importantes e basilares do Gerenciamento de Projetos, além de temas como gestão e planejamento estratégicos, seleção de projetos e metodologias de gestão. ... Ler mais +
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Bússola de Gestão para a Construção Civil
Este livro reúne a experiência de seus autores em uma visão consistente de gestão, aliada a uma visão prática, de quem vive o dia a dia da construção e que percebe a necessidade de mudanças. Trata-se de uma fonte de referência para empresários da construção, gestores de obras, engenheiros, projetistas, arquitetos, fornecedores e estudantes. ... Ler mais +
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Automação de Escritórios com Office 2000
Enriquecido com diversas atividades práticas e estudos de casos reais, este livro apresenta as técnicas para utilização das novas ferramentas que proporcionem ganho de produtividade e qualidade no trabalho. O enfoque principal é sobre a oderosa ferramenta MS Office 2000. É um forte material de apoio para professores, estudantes e profissionais das áreas de informática e gestão de empresas. ... Ler mais +
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Análise Essencial - Guia Prático de Análise de Sistemas
Este livro trata de Análise de Sistemas em geral e sobre a especificação de Sistemas de Informação Administrativos, em particular. Apresenta uma abordagem de fácil compreensão, mesmo para o leitor que não é especialista em informática, através da técnica da análise essencial, de grande utilidade a todos aqueles que, de alguma forma, estejam envolvidos com a especificação de sistemas de informação, tais como gerentes, analistas, programadores e usuários em geral. ... Ler mais +
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Six Sigma no Marketing do Big Data
Fica bastante evidenciado nos exemplos das aplicações dos modelos analíticos habilitados pelo Big Data que as principais aplicações estão relacionadas com as áreas de vendas e marketing, desempenho e inovação. A maioria dos casos de mercado revela que as companhias estão usando o Big Data para agregar valor ao negócio. Em alguns projetos, as análises usaram as informações internas disponíveis ou para melhorar a rede logística de distribuição de produtos e serviços ou para oferecer um portfólio mais aderente com as necessidades dos clientes ou para criar novos serviços. Outros projetos usaram as informações internas e externas para identificar e monitorar os índices direcionadores de negócio para explorar as oportunidades e aumentar a competitividade e produtividade. ... Ler mais +
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Inteligência Analítica - Mineração de Dados e Descoberta de Conhecimento
Muito do que será discutido aqui está relacionado com a disciplina de inteligência competitiva, e será apresentada neste livro basicamente em cinco diferentes grandes módulos. A primeira parte do livro é uma introdução sobre o ciclo relacionado com a transformação dos dados em inteligência. A primeira parte desse ciclo se refere à extração de dados transacionais, associados aos processos operacionais da empresa. A segunda parte do livro apresenta um ambiente associado com a geração de dados, proveniente normalmente dos sistemas transacionais que suportam a operação das empresas.em relação à vida. A terceira parte apresenta os mecanismos de transformação dos dados transacionais, associados com as operações das empresas, em informação relevante para o processo decisório. A quarta parte do livro aborda os ambientes de construção de modelos analíticos, de reconhecimento de padrões e de previsão... ... Ler mais +
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Questões Comentadas de Provas de Tecnologia da Informação: uma abordagem didática
Este livro procura fornecer, de maneira didática, comentários de várias questões de muitos concursos, como do TCU e do MPOG, por exemplo, e de diversas bancas, como CESPE e ESAF, entre outras. Cada comentário é precedido da apresentação de explicações teóricas, de maneira embasada, sobre os assuntos tratados nas questões. Tratando-se de questões de múltipla escolha, cada item é comentado, de forma a esclarecer o porquê de ele estar certo ou estar errado. Ademais, os conceitos e explicações apresentadas dão base para resolver quaisquer outras questões de outras bancas ou outros concursos. ... Ler mais +
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Escritório de Processos: BPMO (Business Process Management Office)
Este livro apresenta um conjunto de frameworks que auxiliam o profissional a planejar, estruturar, implantar e conduzir um Escritório de Processos (EP) ou Business Process Management Office (BPMO), abordando todas as etapas e instrumentos necessários para a sua operacionalização.
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Além dos aspectos de governança, serão abordadas as técnicas de gestão de melhoria incremental (Business process improvement) e de gestão da transformação (Business process engineering)... ... Ler mais + -
Introdução à Ciência de Dados - Mineração de dados e Big Data
Esta obra está dividida em duas grandes partes: A primeira parte é uma introdução ao mundo da Ciência de Dados e Big Data, abordando questões que envolvem os modelos pré-relacionais, relacionais e pós-relacionais, como NoSQL, processos de transformação de dados, armazenamento analítico, como o Data Warehouse, e HDFS, sem deixar de tratar de maneira clara a Mineração de Dados e outras técnicas analíticas. A segunda parte é prática, onde o leitor pode implementar os conceitos estudados, desenvolvendo diversas técnicas de análise de dados como Classificação, Agrupamentos, Lei de Benford, entre outras. ... Ler mais +
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Métodos Ágeis e Gestão de Serviços de TI
Saiba como e por que montar equipes ágeis para gerenciar desenvolvimento, implantação e suporte de seus sistemas como serviço. Após anos estudando e aplicando diversas metodologias de desenvolvimento de projetos, o autor percebeu que as práticas ágeis eram aderentes aos processos de gestão de serviços de TI, pois os cenários apresentados raramente tinham um escopo definido e o contexto do mercado exigia rápida capacidade de resposta e adaptação, entre outros fatores. Os anos se passaram e grandes resultados foram alcançados. ... Ler mais +
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A convergência de vários movimentos importantes em gestão e tecnologia prepararam o terreno para o movimento DevOps, que resulta da aplicação dos princípios mais confiáveis da manufatura física e da liderança no fluxo de valor de TI. Em Manual de Devops você verá que as organizações que adotam os princípios e práticas Lean melhoram significativamente a produtividade da fábrica, os tempos de execução para o cliente, a qualidade do produto e a satisfação do cliente, permitindo que vençam no mercado. Entenda melhor o potencial da revolução DevOps e como as organizações de alto desempenho ampliam as chances de exceder metas de lucratividade, participação de mercado e produtividade. ... Ler mais +
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O presente livro nos brinda com uma abordagem simples e prática para o desenvolvimento de planejamento estratégico e priorização e seleção de projetos utilizando a contemporânea técnica de painel (canvas), que permite um trabalho colaborativo, ágil e de forte apelo comunicacional. ... Ler mais +
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Este livro é mais uma contribuição aberta ao ensino de gerenciamento de projetos, que conta com 384 comentários de 93 nomes dentre os mais destacados da área, em 131 tirinhas.“Uma coletânea de reflexões sem precedentes na área de gerenciamento de projetos. Tirinhas lúdicas que nos remetem a situações típicas vivenciadas no dia a dia dos projetos e que nos fazem repensar nossas abordagens como gestores a partir do compartilhamento das experiências profissionais da personagem metafórica Rosalina – a Gerente de Projetos. ... Ler mais +
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Scrum e TFS: uma abordagem prática
No processo de adoção do Scrum podem ocorrer dificuldades por conta de fatores ambientais, ativos de processos e recursos humanos. Existem diferentes formas de operacionalizar a mudança necessária para o mindset ágil e devem ser considerados os atores envolvidos, seus respectivos papéis e o nível de maturidade da organização. Um ponto central nesse tipo de cenário é controlar o que se faz para que se possa medir e consequentemente tomar as ações necessárias para que a melhoria contínua no processo possa ser viabilizada. ... Ler mais +
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Manual Prático do Plano de Projeto: utilizando o PMBOK Guide - 6ª Edição
O livro contém: Descritivo completo dos documentos de um projeto Conteúdo revisado e ampliado para o PMBOK® Guide 6ª Edição Referência completa, trazendo mais de 50 exemplos e modelos de documentos (templates) Exemplo único de um projeto que pode ser acompanhado em todas as áreas de conhecimento do PMBOK® Guide, trazendo todos os processos de: Integração Escopo Cronograma Custo Qualidade Recursos Comunicações Riscos Aquisições Partes Interessadas ... Ler mais +
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HCMBOK - O Fator Humano na Liderança de Projetos 3ª Edição
Todo gestor deveria utilizar as práticas do HCMBOK integradas à metodologia de gestão de projetos para desenvolver seu trabalho na plenitude. Este livro endereça de forma simples e prática o ponto crítico em gestão de mudanças organizacionais aplicada em projetos de todas as naturezas: o fator humano. ... Ler mais +
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Preparatório para Certificação PRINCE2® Foundation
PRESENTE EXIN! Inclui voucher com 6% de desconto para realizar o exame PRINCE2® Foundation.
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“O sucesso dos projetos está diretamente relacionado à capacidade que temos de usar as melhores ferramentas, metodologias e técnicas. Com uma leitura direta e objetiva, o livro apresenta e discute o alicerce do sucesso dos projetos através dos temas, dos princípios e dos processos do PRINCE2®. É uma leitura obrigatória para todo gerente de projetos de sucesso.” ... Ler mais + -
A convergência de vários movimentos importantes em gestão e tecnologia prepararam o terreno para o movimento DevOps, que resulta da aplicação dos princípios mais confiáveis da manufatura física e da liderança no fluxo de valor de TI. Em Manual de Devops você verá que as organizações que adotam os princípios e práticas Lean melhoram significativamente a produtividade da fábrica, os tempos de execução para o cliente, a qualidade do produto e a satisfação do cliente, permitindo que vençam no mercado. Entenda melhor o potencial da revolução DevOps e como as organizações de alto desempenho ampliam as chances de exceder metas de lucratividade, participação de mercado e produtividade. ... Ler mais +
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SAP R/3 Ferramentas de Relatório
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Gerência de Projetos de Software
A partir da experiência acumulada em desenvolvimento e em Gerenciamento de Projetos de Software (GPS) tanto em empresas como na academia onde atuam como pesquisadoras e docentes na graduação e pós-graduação, as autoras sentiram a necessidade de proporcionar, aos interessados da área, um livro que abordasse de forma integral o GPS, com a combinação de aspectos teóricos e práticos. ... Ler mais +
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Inteligência Analítica - Mineração de Dados e Descoberta de Conhecimento
Muito do que será discutido aqui está relacionado com a disciplina de inteligência competitiva, e será apresentada neste livro basicamente em cinco diferentes grandes módulos. A primeira parte do livro é uma introdução sobre o ciclo relacionado com a transformação dos dados em inteligência. A primeira parte desse ciclo se refere à extração de dados transacionais, associados aos processos operacionais da empresa. A segunda parte do livro apresenta um ambiente associado com a geração de dados, proveniente normalmente dos sistemas transacionais que suportam a operação das empresas.em relação à vida. A terceira parte apresenta os mecanismos de transformação dos dados transacionais, associados com as operações das empresas, em informação relevante para o processo decisório. A quarta parte do livro aborda os ambientes de construção de modelos analíticos, de reconhecimento de padrões e de previsão... ... Ler mais +
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Seja qual for a sua profissão, toda vez que a natureza temporária do trabalho surgir, diferentemente do trabalho de rotina, você estará diante de um projeto. E gerenciar esse esforço é muito diferente de gerenciar a rotina. ... Ler mais +
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Manual de Sobrevivência para Gerentes de Projetos
Se você está cansado de enfrentar sozinho os constantes e difíceis problemas impostos pelos projetos e ao mesmo tempo se sente frustrado porque a teoria tradicional pouco o ajuda, este livro poderá interessá-lo. Através de uma linguagem franca e objetiva, aliada ao uso frequente de exemplos e uma boa dose de humor, este livro aborda experiências reais e se propõe a ser um verdadeiro manual de sobrevivência para gerentes de projetos de todos os níveis, ora alertando sobre possíveis armadilhas, ora mostrando uma saída para uma situação inesperada ou eventualmente ilustrando como se preparar para um desafio inevitável. ... Ler mais +
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Introdução aos Modelos Computacionais de Recuperação de Informação
O desenvolvimento das Tecnologias de Informação, desde o lançamento do primeiro computador até o surgimento da Web, tem provocado uma modificação considerável na forma de produção, armazenamento, processamento e recuperação da informação.
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Atualmente a informação é uma necessidade para o sucesso de qualquer empresa ou indivíduo. Porém, com a grande quantidade de informação disponível somos cada vez mais dependentes de ferramentas tecnológicas que nos permitam encontrar rapidamente uma informação que realmente seja relevante ou útil para os nossos propósitos... ... Ler mais + -
Este livro apresenta conceitos, roteiros de projetos e modelos de alinhamento dos sistemas de informação e da tecnologia da informação ao negócio empresarial ou à atividade pública por meio da integração entre o Planejamento Estratégico de Informações e da Tecnologia da Informação e o Planejamento Estratégico Privado ou Público. ... Ler mais +
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Redes de Planejamento - Metodologia e Prática com PERT / COM e MS PROJECT
PROMOÇÃO LOGITECH BEATS E OUTROS
A implantação do método PERT/CPM com a utilização da informática como lastro tem se mostrado um processo recheado de desafios e quebra de paradigmas. Interfere diretamente nas culturas conservadoras do ambiente de trabalho, requerendo dos administradores do negócio (seja ele de qualquer tamanho) esforço vertical na tomada de decisões que, muitas vezes, passa por uma reciclagem da equipe. Quanto custa a implantação? Pela importância do processo para a sobrevivência da empresa, investe-se considerável soma em treinamentos específicos e paralelos. Certamente, todo esse dinheiro e tempo retornam em forma de eficiência e ganho. ... Ler mais +
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JCL e Utilitários do Sistema z/OS - Conceitos, Práticas e Exercícios
O presente livro faz parte de uma série de trabalhos sobre mainframes que estão sendo publicados no Brasil, um dos produtos do Curso de Pós-graduação em Suporte Tecnológico para Mainframe, do Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (UniverCidade), em parceria com a IBM Brasil. O principal objetivo da série é facilitar o acesso, em português, ao material sobre mainframes, em nível introdutório, abordando os conceitos e fundamentos de disciplinas correlatas ao tema. Pretende também suprir a carência de publicações no mercado brasileiro na área de mainframes. ... Ler mais +
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Este livro é mais uma contribuição aberta ao ensino de gerenciamento de projetos, que conta com 384 comentários de 93 nomes dentre os mais destacados da área, em 131 tirinhas.“Uma coletânea de reflexões sem precedentes na área de gerenciamento de projetos. Tirinhas lúdicas que nos remetem a situações típicas vivenciadas no dia a dia dos projetos e que nos fazem repensar nossas abordagens como gestores a partir do compartilhamento das experiências profissionais da personagem metafórica Rosalina – a Gerente de Projetos. ... Ler mais +
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Gerenciamento de Projetos: Estudo de caso – Rosalina e o Piano - 2ª edição
“Rosalina e o Piano” é uma metáfora transformada num caso de estudo didático elaborado no imaginário individual do autor, fruto de suas experiências, sucessos e fracassos: “e olha que foram diversos!” E de suas interações com colegas gerentes de projetos. ... Ler mais +
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Campo Minado em Projetos - 55 erros que o gerente de projeto não pode cometer
Todo projeto tem seus desafios e o aprendizado sobre as armadilhas de cada um deles é gradual, ocorrendo “em voo” durante o andamento de cada um deles.
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A questão-chave é:
“Como gerente de projeto eu preciso ter uma longa curva de aprendizado relativa aos problemas mais recorrentes, cujos efeitos negativos refletem rápida e diretamente nos projetos e na minha carreira?” Se você acredita que não, escolheu a leitura certa.
Campo Minado em Projetos tem como meta promover um boost na experiência em gerenciamento de projetos, acelerando o processo de criação de bagagem, a ser refletida no índice de sucesso dos projetos (e consequentemente da carreira do gerente de projeto). ... Ler mais + -
Escritório de Processos: BPMO (Business Process Management Office)
Este livro apresenta um conjunto de frameworks que auxiliam o profissional a planejar, estruturar, implantar e conduzir um Escritório de Processos (EP) ou Business Process Management Office (BPMO), abordando todas as etapas e instrumentos necessários para a sua operacionalização.
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Métodos Ágeis e Gestão de Serviços de TI
Saiba como e por que montar equipes ágeis para gerenciar desenvolvimento, implantação e suporte de seus sistemas como serviço. Após anos estudando e aplicando diversas metodologias de desenvolvimento de projetos, o autor percebeu que as práticas ágeis eram aderentes aos processos de gestão de serviços de TI, pois os cenários apresentados raramente tinham um escopo definido e o contexto do mercado exigia rápida capacidade de resposta e adaptação, entre outros fatores. Os anos se passaram e grandes resultados foram alcançados. ... Ler mais +
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Glossário de termos técnicos de TI
O avanço das novas tecnologias e da internet faz com que a demanda por profissionais da área de tecnologia da informação, ou simplesmente TI, cresça constantemente. Espera-se desse novo especialista amplo domínio de processos relacionados a web, redes, computação gráfica, infraestrutura, desenvolvimento de TI e aplicativos em geral. Neste glossário prático e completo estão reunidos os principais termos, siglas e expressões de TI .... ... Ler mais +
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Bússola de Gestão para a Construção Civil
Este livro reúne a experiência de seus autores em uma visão consistente de gestão, aliada a uma visão prática, de quem vive o dia a dia da construção e que percebe a necessidade de mudanças. Trata-se de uma fonte de referência para empresários da construção, gestores de obras, engenheiros, projetistas, arquitetos, fornecedores e estudantes. ... Ler mais +
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40+20 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento
Este livro aborda de forma clara e objetiva Ferramentas e Técnicas de aplicabilidade comprovada para o apoio e a melhoria do Gerenciamento. Apresenta uma visão geral e mostra os passos básicos de algumas dessas metodologias, tentando facilitar o entendimento das técnicas desenvolvidas, evidenciando a sua funcionalidade e estimulando a sua aplicação prática. São ferramentas como Análise SWOT, Brainstorming, Modelo 5W2H, Balanced Scorecard, Análise do Valor Agregado e diversas outras técnicas que ao longo do tempo tornaram-se de uso universal, servindo ao apoio da gestão de diversas áreas de conhecimento da administração, a saber: ... Ler mais +
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- DescriçãoGerenciamento de Projetos - Uma Abordagem Sistêmica para Planejamento, Programação e Controle - Tradução da 11ª Edição Americana
A BÍBLIA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Nesta obra clássica, tradução da décima primeira edição norte-americana, o Dr. Kerzner traz para o leitor o estado da arte do gerenciamento de projetos, alinhado com o PMIs PMBOK® Guide.
Com a leitura desta obra, o profissional de gerenciamento de projetos e o estudante que se dedica a aprendê-lo saberão como adotar uma metodologia de gerenciamento de projetos e utilizá-la constantemente, comprometer-se com o desenvolvimento de planos eficazes no início de cada projeto, fornecer aos executivos as informações voltadas para o patrocinador do projeto (e não as informações de gerenciamento do projeto), focar nas entregas, em vez de focar nos recursos, cultivar a comunicação eficaz, a cooperação e a confiança para alcançar rápida maturidade em gerenciamento de projetos, eliminar reuniões improdutivas...
e muito, muito mais. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Harold Kerzner
Diretor Executivo Sênior para Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio no International Institute of Learning, uma empresa de soluções de aprendizagem global que conduz treinamentos para empresas líderes no mundo todo.Informações Técnicas Sumário
1 VISÃO GERAL
1.0 Introdução
1.1 Entendimento do Gerenciamento de Projetos
1.2 Definição de Sucesso do Projeto
1.3 Sucesso, Compensações e Restrições Concorrentes
1.4 A Interface entre o Gerente de Projetos e o Gerente de Linha
1.5 Definição do Papel do Gerente de Projetos
1.6 Definição do Papel do Gerente Funcional
1.7 Definição do Papel do Colaborador Funcional
1.8 Definição do Papel do Executivo
1.9 Como Trabalhar com Executivos
1.10 Governança/Patrocínio por Comitês
1.11 O Gerente de Projetos como Agente de Planejamento
1.12 Campeões do Projeto
1.13 O Lado Negativo do Gerenciamento de Projetos
1.14 Organizações Orientadas a Projetos e Organizações Não Orientadas a Projetos
1.15 O Marketing nas Organizações Orientadas a Projetos
1.16 Classificação de Projetos
1.17 A Posição do Gerente de Projetos
1.18 Diferentes Visões sobre Gerenciamento de Projetos
1.19 Gerenciamento de Projetos no Setor Público
1.20 Gerenciamento de Projetos Internacionais
1.21 Engenharia Simultânea: Uma Abordagem de Gerenciamento de Projetos
1.22 Valor Agregado
1.23 Dicas de Estudo para o Exame de Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI®
Exercícios
Estudo de Caso Williams Machine Tool Company
2 CRESCIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: CONCEITOS E DEFINIÇÕES
2.0 Introdução
2.1 Administração Geral dos Sistemas
2.2 Gerenciamento de Projetos: 1945-1960
2.3 Gerenciamento de Projetos: 1960-1985
2.4 Gerenciamento de Projetos: 1985-2012
2.5 Resistência a Mudanças
2.6 Sistemas, Programas e Projetos: Uma Definição
2.7 Gerenciamento de Produtos versus Gerenciamento de Projetos: Uma Definição
2.8 Maturidade e Excelência: Uma Definição
2.9 Gerenciamento de Projetos Informal: Uma Definição
2.10 As Várias Faces do Sucesso
2.11 As Várias Faces do Fracasso
2.12 O Processo Stage-Gate
2.13 Ciclos de Vida do Projeto
2.14 Reuniões de Gate Review (Encerramento do Projeto)
2.15 Gerenciamento de Engajamento
2.16 Metodologias de Gerenciamento de Projetos: Uma Definição
2.17 Metodologias Empresariais de Gerenciamento de Projetos
2.18 As Metodologias Podem Falhar
2.19 O Gerenciamento de Mudanças Organizacionais e as Culturas Corporativas
2.20 Propriedade Intelectual em Gerenciamento de Projetos
2.21 Pensamento Sistêmico
2.22 Dicas de Estudo para o Exame de Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI®
Exercícios
Estudo de Caso Criando uma Metodologia
3 ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
3.0 Introdução
3.1 Fluxo Organizacional de Trabalho
3.2 Organização Tradicional (Clássica)
3.3 Desenvolvimento de Posições de Integração no Trabalho
3.4 Organização Linha-Staff (Coordenador de Projetos)
3.5 Organização por Produtos (Projetizada)
3.6 Modelo Organizacional Matricial
3.7 Modificação das Estruturas Matriciais
3.8 As Matrizes Forte, Fraca e Balanceada
3.9 Centro de Competências em Gerenciamento de Projetos
3.10 Sobreposição Matricial
3.11 Seleção do Modelo Organizacional
3.12 A Estruturação da Pequena Empresa
3.13 Gerenciamento de Projetos por Unidades Estratégicas de Negócios (UEN)
3.14 Gestão de Transição
3.15 Obstáculos para Implementar Gerenciamento de Projetos em Mercados Emergentes
3.16 Sete Falácias que Atrasam a Maturidade do Gerenciamento de Projetos
3.17 Dicas de Estudo para o Exame de Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI®
Exercícios
Estudos de Caso Jones and Shephard Accountants, Inc., Coronado Communications
4 ORGANIZAÇÃO E SELEÇÃO DE PESSOAL PARA O ESCRITÓRIO DE PROJETOS E EQUIPE
4.0 Introdução
4.1 O Ambiente de Seleção de Pessoal
4.2 Seleção do Gerente de Projetos: Uma Decisão Executiva
4.3 Requisitos Organizacionais e Comportamentais da Empresa para Gerentes de Programas e de Projetos
4.4 Situações Especiais Durante a Seleção do Gerente de Projetos
4.5 A Seleção do Gerente de Projetos Errado
4.6 Gerentes de Projetos da Próxima Geração
4.7 Deveres e Descrições de Trabalho
4.8 O Processo Organizacional de Seleção de Pessoal
4.9 O Escritório de Projetos
4.10 A Equipe Funcional
4.11 O Organograma do Projeto
4.12 Problemas Especiais
4.13 Seleção da Equipe de Implementação do Gerenciamento de Projetos
4.14 Erros Cometidos por Gerentes de Projetos Inexperientes
4.15 Dicas de Estudo para o Exame de Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI®
Exercícios
5 FUNÇÕES DE GESTÃO
5.0 Introdução
5.1 Controle
5.2 Direção
5.3 Autoridade do Projeto
5.4 Influências Interpessoais
5.5 Barreiras ao Desenvolvimento da Equipe do Projeto
5.6 Sugestões para Lidar com a Equipe Recém-Formada
5.7 A Construção da Equipe como um Processo Contínuo
5.8 As Disfunções de uma Equipe
5.9 A Liderança em um Ambiente de Projetos
5.10 A Liderança no Ciclo de Vida
5.11 Liderança em Projetos Baseada em Valor
5.12 O Impacto Organizacional
5.13 Os Problemas entre o Colaborador e o Gerente
5.14 As Armadilhas de Gestão
5.15 As Comunicações
5.16 As Reuniões de Avaliação do Projeto
5.17 Os Gargalos do Gerenciamento de Projetos
5.18 Habilidades Transversais
5.19 Escuta Ativa
5.20 Resolução de Problemas em Projetos
5.21 Brainstorming
5.22 Tomada de Decisão em Projetos
5.23 Prevendo o Resultado de uma Decisão
5.24 Facilitação
5.25 Lidando com Dinâmicas de Equipe Negativas
5.26 As Armadilhas de Comunicação
5.27 Provérbios e Leis
5.28 Educação do Comportamento Humano
5.29 Políticas e Procedimentos de Gestão
5.30 Dicas de Estudo para o Exame de Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI®
Exercícios
Estudos de Caso O Projeto Trophy, McRoy Aerospace, O Funcionário Ruim, A Prima-Dona, A Reunião de Equipe, Eficácia da Liderança (A), Eficácia da Liderança (B), Questionário Motivacional
6 ADMINISTRAÇÃO DO SEU TEMPO E ESTRESSE
6.0 Introdução
6.1 Entendimento da Administração do Tempo
6.2 Ladrões de Tempo
6.3 Formulários para Administração do Tempo
6.4 Administração Eficaz do Tempo
6.5 Estresse e Esgotamento
6.6 Dicas de Estudo para o Exame de Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI®
Exercícios
Estudo de Caso Os Trabalhadores Relutantes
7 CONFLITOS
7.0 Introdução
7.1 Objetivos
7.2 O Ambiente de Conflito
7.3 Tipos de Conflitos
7.4 Resolução de Conflitos
7.5 Entendimento dos Conflitos de Origem Superior, Subordinada e Funcional
7.6 O Gerenciamento de Conflitos
7.7 Métodos de Resolução de Conflitos
7.8 Dicas de Estudo para o Exame de Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI®
Exercícios
Estudos de Caso Programação das Instalações na Mayer Manufacturing, Telestar International, Tratamento de Conflitos no Gerenciamento de Projetos
8 TÓPICOS ESPECIAIS
8.0 Introdução
8.1 Medição do Desempenho
8.2 Compensação Financeira e Recompensas
8.3 Questões Críticas sobre a Recompensa às Equipes de Projetos
8.4 Gerenciamento de Projetos Eficaz na Organização de Pequeno Porte
8.5 Megaprojetos
8.6 Moralidade, Ética e Cultura Corporativa
8.7 Responsabilidades Profissionais
8.8 Parcerias Internas
8.9 Parcerias Externas
8.10 Treinamento e Capacitação
8.11 Equipes Integradas de Produto/Projeto
8.12 Equipes Virtuais de Projetos
8.13 Projetos de Avanço
8.14 Gerenciando Projetos de Inovação
8.15 Gerenciamento Ágil de Projetos
8.16 Dicas de Estudo para o Exame de Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI®
Exercícios
Estudo de Caso Isso é Fraude?
9 AS VARIÁVEIS PARA O SUCESSO
9.0 Introdução
9.1 Como Prever o Sucesso do Projeto
9.2 A Eficácia no Gerenciamento de Projetos
9.3 Expectativas
9.4 Lições Aprendidas
9.5 Entendimento das Melhores Práticas
9.6 Melhores Práticas versus Práticas Comprovadas
9.7 Dicas de Estudo para o Exame de Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI®
Exercícios
Estudo de Caso Radiance International
10 COMO TRABALHAR COM EXECUTIVOS
10.0 Introdução
10.1 O Patrocinador do Projeto
10.2 Como Lidar com as Discordâncias com o Patrocinador
10.3 A Crença Coletiva
10.4 O Campeão de Saída
10.5 Os Representantes Internos
10.6 Gerenciamento do Relacionamento com as Partes Interessadas
10.7 Política
10.8 Dicas de Estudo para o Exame de Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI®
Exercícios
Estudos de Caso Corwin Corporation, Priorização de Projetos, O Patrocinador Irresponsável, Vendendo Executivos no Gerenciamento de Projetos
11 PLANEJAMENTO
11.0 Introdução
11.1 Validação das Premissas
11.2 Validando os Objetivos
11.3 Planejamento Geral
11.4 Fases do Ciclo de Vida
11.5 Elaboração de Propostas
11.6 Reuniões de Kickoff
11.7 Entendimento dos Papéis dos Participantes
11.8 Planejamento do Projeto
11.9 A Declaração do Trabalho
11.10 As Especificações do Projeto
11.11 Cronogramas de Marcos
11.12 A Estrutura Analítica do Projeto
11.13 Problemas na Decomposição da EAP
11.14 Dicionário de Estrutura Analítica do Projeto
11.15 O Papel dos Executivos na Seleção de Projetos
11.16 O Papel dos Executivos no Planejamento
11.17 O Ciclo de Planejamento
11.18 Autorização de Planejamento do Trabalho
11.19 Por que os Planos Fracassam?
11.20 Interrupção de Projetos
11.21 Como Lidar com Finalizações e Transferências de Projetos
11.22 Cronogramas e Gráficos Detalhados
11.23 A Programação Mestre de Produção
11.24 O Plano do Projeto
11.25 Planejamento Total do Projeto
11.26 O Termo de Abertura do Projeto
11.27 Linhas de Base do Projeto
11.28 Verificação e Validação
11.29 Matriz de Rastreabilidade de Requisitos
11.30 Controle de Gestão
11.31 A Interface entre o Gerente de Projetos e o Gerente de Linha
11.32 Paralelismo
11.33 Gerenciamento de Configuração
11.34 Metodologias de Gerenciamento de Projetos da Empresa
11.35 Auditorias de Projetos
11.36 Dicas de Estudo para o Exame de Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI®
Exercícios
12 TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO DE REDE
12.0 Introdução
12.1 Fundamentos de Rede
12.2 Técnica de Avaliação e Revisão Gráfica (GERT)
12.3 Dependências
12.4 Tempo de Folga
12.5 Replanejamento da Rede
12.6 Estimativa do Tempo da Atividade
12.7 Estimativa do Tempo Total do Projeto
12.8 Planejamento do PERT/CPM Total
12.9 Compressão dos Tempos
12.10 Áreas Problemáticas no PERT/CPM
12.11 Modelos PERT/CPM Alternativos
12.12 Redes de Precedência
12.13 Espera
12.14 Problemas de Programação
12.15 Os Mitos da Compressão do Cronograma
12.16 Entendimento do Software de Gerenciamento de Projetos
12.17 Características de Software Oferecidas
12.18 Classificação de Software
12.19 Problemas de Implementação
12.20 Corrente Crítica
12.21 Dicas de Estudo para o Exame de Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI®
Exercícios
Estudos de Caso Crosby Manufacturing Corporation, O Patrocinador Invísível
13 GRÁFICOS DO PROJETO
13.0 Introdução
13.1 Relatório para o Cliente
13.2 Gráfico de Barras (Gantt)
13.3 Outras Técnicas Convencionais de Apresentação
13.4 Redes e Diagramas Lógicos
13.5 Dicas de Estudo para o Exame de Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI®
Exercícios
14 DEFINIÇÃO DE PREÇOS E ESTIMATIVAS
14.0 Introdução
14.1 Estratégias Globais de Precificação
14.2 Tipos de Estimativas
14.3 Processo de Precificação
14.4 Requisitos de Colaboração Organizacional
14.5 Distribuições de Mão de Obra
14.6 Taxas de Overhead
14.7 Custos de Materiais e de Apoio
14.8 Precificação do Trabalho
14.9 Suavização da Curva de Homens-Horas do Departamento
14.10 O Procedimento de Revisão da Precificação
14.11 Processo Sistêmico de Precificação
14.12 Desenvolvimento dos Custos de Apoio/Reserva
14.13 O Dilema da Oferta Baixa
14.14 Problemas Específicos
14.15 Armadilhas do Processo de Estimativa
14.16 Como Estimar Projetos de Alto Risco
14.17 Riscos do Projeto
14.18 O Desastre da Aplicação da “Solução 10%" nas Estimativas do Projeto
14.19 O Custo do Ciclo de Vida (LCC)
14.20 Apoio Logístico
14.21 Critérios Econômicos de Seleção de Projetos: Orçamento de Capital
14.22 Período de Payback
14.23 O Valor do Dinheiro no Tempo
14.24 Valor Presente Líquido (VPL)
14.25 Taxa Interna de Retorno (TIR)
14.26 Comparação entre TIR, VPL e Payback
14.27 Análise de Riscos
14.28 Racionamento de Capital
14.29 Financiamento de Projetos
14.30 Dicas de Estudo para o Exame de Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI®
Exercícios
Estudo de Caso O Problema de Estimativa
15 CONTROLE DOS CUSTOS
15.0 Introdução
15.1 Compreensão de Controle
15.2 O Ciclo Operacional
15.3 Códigos de Contas de Custos
15.4 Orçamentos
15.5 O Sistema de Medição do Valor Agregado (EVMS)
15.6 Variação e Valor Agregado
15.7 A Linha de Base dos Custos
15.8 Como Justificar os Custos
15.9 O Dilema dos Sobrecustos
15.10 Registro dos Custos de Materiais Utilizando a Medição do Valor Agregado
15.11 O Critério da Contabilidade de Materiais
15.12 Variações de Materiais: Preço e Quantidade
15.13 Variações Resumidas
15.14 Relatório de Andamento
15.15 Problemas de Controle de Custos
15.16 Sistemas de Informação de Gerenciamento de Projetos
15.17 Sistemas de Gestão Empresarial
15.18 Métricas do Projeto
15.19 Indicadores-Chave de Desempenho
15.20 Métricas Baseadas em Valor
15.21 Dashboards e Scorecards
15.22 Business Intelligence
15.23 Infográficos
15.24 Dicas de Estudo para o Exame de Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI®
Exercícios
Estudos de Caso O Período na “Geladeira”, Franklin Electronics, Problemas no Paraíso
16 ANÁLISE DE COMPENSAÇÕES EM UM AMBIENTE DE PROJETO
16.0 Introdução
16.1 Metodologia para Análise de Compensações
16.2 Os Contratos e Suas Influências em Projetos
16.3 Preferências de Compensações nos Setores
16.4 Conclusão
16.5 Dicas de Estudo para o Exame de Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI®
17 GERENCIAMENTO DE RISCOS
17.0 Introdução
17.1 Definição de Risco
17.2 Tolerância aos Riscos
17.3 Definição de Gerenciamento de Riscos
17.4 Certeza, Risco e Incerteza
17.5 Processos de Gerenciamento dos Riscos
17.6 Planejar o Gerenciamento dos Riscos (11.1)
17.7 Identificação dos Riscos (11.2)
17.8 Análise de Riscos (11.3, 11.4)
17.9 Análise Qualitativa de Riscos (11.3)
17.10 Análise Quantitativa de Riscos (11.4)
17.11 Distribuições de Probabilidade e o Processo de Monte Carlo
17.12 Planejar Respostas aos Riscos (11.5)
17.13 Monitorar e Controlar os Riscos (11.6)
17.14 Algumas Considerações sobre Implementação
17.15 A Utilização das Lições Aprendidas
17.16 Dependências entre os Riscos
17.17 O Impacto das Medidas de Tratamento de Riscos
17.18 Os Riscos e a Engenharia Simultânea
17.19 Dicas de Estudo para o Exame de Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI®
Exercícios
Estudos de Caso Teloxy Engineering (A), Teloxy Engineering (B), O Departamento de Gerenciamento de Risco
18 CURVAS DE APRENDIZAGEM
18.0 Introdução
18.1 Teoria Geral
18.2 O Conceito de Curva de Aprendizagem
18.3 Representação Gráfica
18.4 Palavras-Chave Associadas com Curvas de Aprendizagem
18.5 A Curva Média Cumulativa
18.6 Fontes de Experiência
18.7 Desenvolvimento de Medidas de Inclinação
18.8 Custos Unitários e Utilização de Pontos Centrais
18.9 Seleção de Curvas de Aprendizagem
18.10 Pedidos Posteriores
18.11 Paradas de Produção
18.12 Limitações da Curva de Aprendizagem
18.13 Preços e Experiência
18.14 Arma Competitiva
18.15 Dicas de Estudo para o Exame de Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI®
Exercícios
19 GERENCIAMENTO DE CONTRATOS
19.0 Introdução
19.1 Aquisições
19.2 Planejar as Aquisições
19.3 A Condução das Aquisições
19.4 Conduzir as Aquisições: Solicitar Respostas dos Fornecedores
19.5 Conduzir as Aquisições: Selecionar Fornecedores
19.6 Tipos de Contratos
19.7 Contratos de Incentivo
19.8 Tipo de Contrato versus Risco
19.9 O Ciclo de Administração do Contrato
19.10 Encerramento do Contrato
19.11 Utilização de uma Lista de Verificação
19.12 A Interação Entre Proposta e Contrato
19.13 Resumo
19.14 Dicas de Estudo para o Exame de Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI®
Estudos de Caso O Dilema de Cronograma, Concorrer ou não Concorrer, A Reserva de Gerenciamento
20 GERENCIAMENTO DA QUALIDADE
20.0 Introdução
20.1 Definição de Qualidade
20.2 O Movimento da Qualidade
20.3 Comparação entre os Pioneiros da Qualidade
20.4 A Abordagem de Taguchi
20.5 O Prêmio Nacional de Qualidade Malcom Baldrige
20.6 ISO 9000
20.7 Conceitos de Gerenciamento da Qualidade
20.8 O Custo da Qualidade
20.9 As Sete Ferramentas de Controle da Qualidade
20.10 A Capacidade do Processo (Cp)
20.11 Amostragem de Aceitação
20.12 Implementação do Seis Sigma
20.13 Lean Seis Sigma e DMAIC
20.14 Liderança da Qualidade
20.15 Responsabilidade pela Qualidade
20.16 Círculos de Qualidade
20.17 Produção Just-in-Time (JIT)
20.18 Gestão da Qualidade Total (TQM)
20.19 Dicas de Estudo para o Exame de Certificação em Gerenciamento de Projetos PMI®
21 DESENVOLVIMENTOS MODERNOS EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
21.0 Introdução
21.1 O Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos (PMMM)
21.2 Desenvolvimento de uma Documentação Processual Eficaz
21.3 Metodologias de Gerenciamento de Projetos
21.4 Melhoria Contínua
21.5 Planejamento da Capacidade
21.6 Modelos de Competência
21.7 Gerenciamento de Vários Projetos
21.8 Reuniões de Revisão de Final de Fase
Estudo de Caso Honicker Corporation
22 O “NEGÓCIO” DAS MUDANÇAS NO ESCOPO
22.0 Introdução
22.1 Necessidade de Conhecimento do Negócio
22.2 O Momento Certo para Mudanças no Escopo
22.3 A Necessidade do Negócio por uma Mudança no Escopo
22.4 A Lógica para Não Aprovar uma Mudança no Escopo
Estudo de Caso Kemko Manufacturing
23 O ESCRITÓRIO DE PROJETOS
23.0 Introdução
23.1 O Escritório de Projetos Atual
23.2 Os Riscos de Implementação
23.3 Tipos de Escritórios de Projetos
23.4 Escritórios de Gerenciamento de Projetos em Rede
23.5 Sistemas de Informação de Gerenciamento de Projetos
23.6 Divulgação de Informações
23.7 Mentoring
23.8 Desenvolvimento de Padrões e Modelos
23.9 Benchmarking de Gerenciamento de Projetos
23.10 O Desenvolvimento do Business Case
23.11 Treinamento sob Medida (Relacionado a Gerenciamento de Projetos)
23.12 Gerenciamento das Partes Interessadas
23.13 Melhoria Contínua
23.14 Planejamento da Capacidade
23.15 Os Riscos da Utilização de um Escritório de Projetos
23.16 Gerenciamento de Portfólio de Projetos
Estudo de Caso A Ação Judicial de Gerenciamento de Projetos
24 GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CRISE
24.0 Introdução
24.1 Compreensão do Gerenciamento de Crises
24.2 Ford versus Firestone
24.3 O Acidente do Concorde da Air France
24.4 A Intel e o Chip Pentium
24.5 O Submarino Russo Kursk
24.6 Os Envenenamentos por Tylenol
24.7 O Marketing da Fórmula Infantil da Nestlé
24.8 O Desastre do Ônibus Espacial Challenger
24.9 O Desastre do Ônibus Espacial Columbia
24.10 Vítimas versus Vilões
24.11 As Fases do Ciclo de Vida
24.12 As Implicações no Gerenciamento de Projetos
25 O FUTURO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
25.0 Tempos de Mudança
25.1 Projetos Complexos
25.2 Teoria da Complexidade
25.3 Escalada de Escopo (Scope Creep)
25.4 Avaliações da Saúde do Projeto
25.5 Gerenciando Projetos Problemáticos
26 A ASCENSÃO, QUEDA E RESSURREIÇÃO DO IRIDIUM: UMA PERSPECTIVA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
26.0 Introdução
26.1 A Nomeação do Projeto “Iridium”
26.2 A Obtenção de Apoio Executivo
26.3 O Lançamento do Empreendimento
26.4 O Sistema Iridium
26.5 A Rede Terrestre e Espacial
26.6 A Iniciação do Projeto: Desenvolvimento do Business Case
26.7 O Business Case “Oculto”
26.8 O Gerenciamento dos Riscos
26.9 A Crença Coletiva
26.10 O Campeão de Saída
26.11 Os Anos de Infância do Iridium
26.12 O Financiamento da Dívida
26.13 O Projeto M-Star
26.14 Um Novo CEO
26.15 Os Lançamentos dos Satélites
26.16 Uma Oferta Pública Inicial (IPO)
26.17 O Cadastramento de Clientes
26.18 A Ascenção Rápida do Iridium
26.19 A Queda Rápida do Iridium
26.20 A “Gripe” da Iridium
26.21 À Procura de um “Cavaleiro Branco”
26.22 A Definição do Fracasso (Outubro de 1999)
26.23 O Plano de Exorbitação de Satélites
26.24 A Iridium é Resgatada por $ 25 Milhões
26.25 Epílogo
26.26 Processos de Acionistas
26.27 A Decisão do Tribunal de Falências
26.28 Autópsia
26.29 O Impacto Financeiro da Falência
26.30 O Que Realmente Deu Errado?
26.31 Lições Aprendidas
26.32 Conclusão
26.33 Epílogo (2011)
Apêndice A Soluções para o Exercício de Conflito em Gerenciamento de Projetos
Apêndice B Soluções para o Exercício de Liderança
Apêndice C Estudos de Casos Dorale Products
Apêndice D Soluções para os Estudos de Casos Dorale Products
Apêndice E Alinhamento do Guia PMBOK® ao TextoInformações Técnicas
Nº de páginas: 782 Origem: Importado Editora: Editora Bulcher Idioma: Português Edição: 11ª Edição Ano: 2015 ISBN: 9788521208419 Encadernação: Brochura Capa Dura Autor: Harold Kerzner - Informações