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Em um ambiente de competição e de mudanças, de um lado, e de competente administração participativa e cooperação de outro, os projetos devem ser executados por equipes integradas, em que todos conheçam o trabalho de todos, realizando com eficiência suas tarefas específicas. ... Ler mais +
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A implantação do método PERT/CPM com a utilização da informática como lastro tem se mostrado um processo recheado de desafios e quebra de paradigmas. Interfere diretamente nas culturas conservadoras do ambiente de trabalho, requerendo dos administradores do negócio (seja ele de qualquer tamanho) esforço vertical na tomada de decisões que, muitas vezes, passa por uma reciclagem da equipe. Quanto custa a implantação? Pela importância do processo para a sobrevivência da empresa, investe-se considerável soma em treinamentos específicos e paralelos. Certamente, todo esse dinheiro e tempo retornam em forma de eficiência e ganho. ... Ler mais +
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Nas últimas décadas tem se observado um dinamismo cada vez maior no ambiente empresarial, e a necessidade de alcançar novos patamares de gestão e desempenho tornou-se um requisito fundamental para as empresas brasileiras. ... Ler mais +
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ISO 21500 Orientações sobre gerenciamento de projetos: diretrizes para o sucesso
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Gerenciamento da Realização de Benefícios:
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O gerenciamento da realização de benefícios desenvolve os sistemas e métodos necessários para alinhar os objetivos de cada projeto aos objetivos da organização. De maneira prática e dinâmica, reúne todos os passos necessários para transformar os resultados gerados pelos projetos em benefícios para a empresa. Nos últimos anos, empresas e instituições vêm aplicando e estudando essas práticas de forma crescente. Alguns países como o Reino Unido e os Estados Unidos saem na frente e outros ainda estão dando seus primeiros passos, como, por exemplo, o Canadá, onde eu trabalho, e até mesmo o Brasil. Mas tudo indica que esse tema deve ser um dos principais focos do gerenciamento de projetos nos próximos anos. Este livro vai além da teoria do gerenciamento da realização de benefícios e apresenta um estudo de caso detalhado baseado em exemplos reais de empresas que atuam no mercado. Mostra as técnicas e ferramentas que foram utilizadas com sucesso para gerar valores para empresas, além dos modelos utilizados. Destinado aos atuais e futuros gestores, este livro apresenta todos os passos desde o planejamento até a realização dos benefícios, quando os valores são gerados para a empresa. ... Ler mais +
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Campo Minado em Projetos - 55 erros que o gerente de projeto não pode cometer
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A questão-chave é:
“Como gerente de projeto eu preciso ter uma longa curva de aprendizado relativa aos problemas mais recorrentes, cujos efeitos negativos refletem rápida e diretamente nos projetos e na minha carreira?” Se você acredita que não, escolheu a leitura certa.
Campo Minado em Projetos tem como meta promover um boost na experiência em gerenciamento de projetos, acelerando o processo de criação de bagagem, a ser refletida no índice de sucesso dos projetos (e consequentemente da carreira do gerente de projeto). ... Ler mais + -
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- DescriçãoInteligência Analítica - Mineração de Dados e Descoberta de Conhecimento
Muito do que será discutido aqui está relacionado com a disciplina de inteligência competitiva, e será apresentada neste livro basicamente em cinco diferentes grandes módulos. A primeira parte do livro é uma introdução sobre o ciclo relacionado com a transformação dos dados em inteligência. A primeira parte desse ciclo se refere à extração de dados transacionais, associados aos processos operacionais da empresa. A segunda parte do livro apresenta um ambiente associado com a geração de dados, proveniente normalmente dos sistemas transacionais que suportam a operação das empresas.em relação à vida. A terceira parte apresenta os mecanismos de transformação dos dados transacionais, associados com as operações das empresas, em informação relevante para o processo decisório. A quarta parte do livro aborda os ambientes de construção de modelos analíticos, de reconhecimento de padrões e de previsão. A quinta parte trata de um processo complexo e de extrema dificuldade na maioria das empresas que é a utilização efetiva do conhecimento gerado. A sexta e última parte do livro caracteriza o processo de gestão do conhecimento, uma maneira pela qual todo o conhecimento gerado pelos processos de mineração de dados pode ser utilizado de forma a criar na empresa o senso de experiência. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Carlos André Reis Pinheiro
Carlos André Reis Pinheiro é Pós-Doutor em Probabilística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com pesquisa na área de modelos baseados em algoritmos genéticos para otimização. É Doutor em Sistemas Computacionais pela Coordenação de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) com tese focada na combinação de modelos baseados em Mapas Auto-Ajustáveis de Kohonen (SOM) e Redes Neurais Artificiais (RNA) para prevenção de inadimplência. Recebeu o grau de Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com uma dissertação voltada para a construção de bibliotecas virtuais baseadas em ambientes de Web Warehousing. Possui ainda pós-graduações em Master in Object Technology e Análise de Sistemas, ambas pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa em Informática (IBPI).
Formado em Ciência da Computação pela Faculdade Carioca e Matemática pela Universidade Federal Fluminense, Carlos André atua como professor de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV-DF), no MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação, da Universidade Católica de Brasília (UCB), no MBA em Data Warehouse, e da UPIS, no MBA em Inteligência Competitiva. É autor dos livros Web Warehousing – Extração e Gerenciamento de Dados na Internet (Axcel Books, 2003), Aplicações de Banco de Dados em Delphi (IBPI Press, 2000) e Como Usar o Correio Eletrônico na Internet (IBPI Press, 1996).
O professor Carlos André possui diversos trabalhos publicados nas áreas de data warehouse, banco de dados não convencionais e data mining em importantes congressos e jornais internacionais, como o SIGKDD Explorations Special Issue on Successful Real-World Data Mining Applications e o IEEE Data Mining Case Studies, TeleStrategies 2007 (EUA), IBM Information On Demand 2007 (EUA), M2007 – Data Mining Conference (EUA), SAS Global Forum 2007 (EUA), M2006 – Mining Conference (USA), Fórum Internacional de Fraude (2005, Inglaterra), International Conference on Data Mining (ICDM’2005 – EUA), M2005 – Mining Conference (EUA), Data Mining 2004 (Espanha), Data Mining 2003 (Brasil), International Conference on Data Mining (ICDM’1998 – Brasil), V Congresso de Inteligência Competitiva 2007 (RJ), IDG Best Practices 2007 (SP), 1º Workshop Internacional de Inteligência Competitiva 2006 (DF), GUSAS 2006 (SP), IV Congresso de Inteligência Competitiva 2006 (RJ), GUSAS 2005 (SP), Developers Meeting 2004 (SC), Fenasoft 2003 (SP), dentre outros. Foi articulista da revista Developers Magazine, tendo publicado diversos de artigos na área de Business Intelligence. Foi revisor do IJCNN’2007 – International Join Conference on Neural Networks, do IEEE Computational Intelligence Society/International Neural Network Society.
Foi gerente de Desenho de Aplicações da Brasil Telecom, responsável pela concepção de novos projetos corporativos e pelo roadmap de evolução tecnológica para sistemas de suporte à operação e ao negócio. Atualmente, é responsável pela prospecção de aplicações de Business Intelligence e Gestão Empresarial na Diretoria Adjunta de Tecnologia e Arquitetura. Foi Coordenador de Projetos de TI relacionados a Data Mining, Garantia da Receita, Antifraude, Avaliação de Crédito, e Data Quality. Anteriormente, foi coordenador técnico do Data Warehouse Corporativo da Brasil Telecom. Trabalhou ainda na Embratel como coordenador técnico do Database Marketing/Data Warehouse, no Grupo Libra, com aplicações analíticas e sistemas especialistas de informação, e no IBPI Software, no desenvolvimento de ferramentas CASE para análise e projeto de sistemasInformações Técnicas Sumário
Índice
PARTE I: INTRODUÇÃO 29
1. INTRODUÇÃO AO CICLO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA 31
1.1. Dados 32
1.2. Informação 33
1.3. Conhecimento 34
1.4. Inteligência 36
1.5. Experiência 39
PARTE II: DADOS 43
2. SISTEMAS TRANSACIONAIS 45
2.1. Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente 45
2.1.1 Visão e estratégia de CRM 47
2.1.2 O ciclo de negócio de CRM 48
2.1.2.1 Compreensão & Diferenciação 49
2.1.2.2 Customização & Personalização 50
2.1.2.3 Interação & Entrega 51
2.1.2.4 Aquisição & Retenção 52
2.1.3 Funcionalidades de CRM 52
2.1.3.1 Apoio para atividades de marketing 53
2.1.3.2 Suporte e serviços ao cliente 53
2.1.3.3 Gerenciamento de ordem de serviço 54
2.1.3.4 Gerência do contato do cliente, retenção e aplicações da lealdade 54
2.1.3.5 Serviço de cliente e aplicações da definição do problema do cliente 55
2.1.3.6 Serviço de qualidade ao cliente e gerenciamento de aplicações por nível de serviço 55
2.1.3.7 Auto-atendimento 55
2.1.3.8 Gerenciamento de vendas 56
2.2. Programa de Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes 56
2.3. Ferramentas de Suporte Tecnológico 57
2.4. Mapa de Aplicações 58
PARTE III: INFORMAÇÃO 65
3. SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO 67
3.1. Data Warehouse 67
3.1.1 Fundamentos de um Data Warehouse 67
3.1.2 OLTP - On Line Transaction Processing 68
3.1.2.1 Controle do processo 68
3.1.2.2 Grande volume de pequenas transações realizado diariamente 68
3.1.2.3 O foco é na transação 69
3.1.2.4 Um registro por transação 69
3.1.2.5 Consistência microscópica dos dados 69
3.1.2.6 Escopo temporal é momentâneo 69
3.1.2.7 Consultas pré-concebidas 69
3.1.2.8 Ambiente estático 70
3.1.3 OLAP - On Line Analitycal Processing 70
3.1.3.1 Não controla o processo 70
3.1.3.2 Pequeno volume de grandes transações realizado diariamente 70
3.1.3.3 Foco é no conjunto dos dados 70
3.1.3.4 Milhares de registros por transação 71
3.1.3.5 Não há consistência, apenas consulta 71
3.1.3.6 Escopo temporal é histórico 71
3.1.3.7 Consultas ad-hoc 71
3.1.3.8 Ambiente dinâmico 71
3.1.4 Data Warehousing 72
3.1.4.1 OLAP 72
3.1.5 Arquitetura de informações de um Data Warehouse 74
3.1.6 Modelagem Multidimensional 77
3.1.6.1 Modelo dimensional versus modelo relacional 77
3.1.6.2 Componentes do modelo dimensional 78
3.1.6.3 Tipos de modelos 79
3.1.6.4 Tipos de dimensões 80
Slowly Change Dimensions 80
Rapidly Change Small Dimensions 80
Large Dimensions 80
Rapidly Change Monster dimensions 81
3.1.6.5 Arquitetura de negócios 81
3.1.7 Qualidade do Data Warehouse 82
3.1.7.1 Objetivos 83
3.1.7.2 Indicadores de sucesso 85
3.1.7.3 Qualidade dos dados 86
4. ARQUITETURA TECNOLÓGICA PARA AMBIENTES ANALÍTICOS 89
4.1. Arquitetura de Informações 89
4.2. Camada de Apresentação de Dados 91
4.3. Camada de Repositório de Dados 93
4.4. Camada de Integração de Dados 97
4.5. Portal de Pesquisas de Informações de BI 101
4.6. Centro de Competência de Business Intelligence 102
PARTE IV: CONHECIMENTO 107
5. DESCOBERTA DE CONHECIMENTO 109
5.1. Mineração de Dados 109
5.2. Tendências Tecnológicas para Ambientes de Mineração de Dados 114
5.3. Metodologia de Desenvolvimento de Modelos de Data Mining 115
5.4. Modelos de Classificação 117
5.4.1 Características principais da modelagem preditiva 117
5.4.2 Variável de freqüência e estimação de pesos 118
5.4.3 Decisões 118
5.4.4 Generalização 120
5.5. Modelos de Agrupamento 122
6. TÉCNICAS DE MINERAÇÃO DE DADOS 127
6.1. Analogia com Sistemas de Diagnóstico 127
6.2. Incorporando o Data Mining nos Processos de Negócios 132
6.3. Árvores de Decisão 133
6.3.1 O algoritmo de árvores de decisão 135
6.3.2 Previsores de alta cardinalidade 135
6.3.3 Conclusão 137
6.4. Redes Neurais 138
6.4.1 Aplicações de redes neurais 139
6.4.1.1 Agrupamento 139
6.4.1.2 Extração 140
6.4.2 O algoritmo de redes neurais 140
6.4.2.1 Aprendizado 141
6.4.2.2 Preparação dos dados 141
6.4.2.3 Treinamento 143
6.4.3 Explicação da rede neural 143
6.4.4 Conclusão 144
6.5. Algoritmos Genéticos 145
6.5.1 Principais conceitos 146
6.5.2 Operações básicas 147
6.5.2.1 Inicialização 147
6.5.2.2 Cálculo da aptidão 147
6.5.2.3 Seleção 147
6.5.2.4 Cruzamento 148
6.5.2.5 Mutação 148
6.5.2.6 Escolha dos parâmetros do Algoritmo Genético 148
6.5.3 Aplicações 148
6.5.4 Conclusões sobre Algoritmos Genéticos 149
7. PREPARAÇÃO DOS DADOS 151
7.1. Geração das Amostras de Dados 151
7.2. Transformação das Variáveis para a Modelagem Analítica 155
7.3. Refinamento da Base de Amostra 157
7.4. Criação da Base de Amostra 158
8. CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE AGRUPAMENTO 165
8.1. Mapas Auto-Ajustáveis de Kohonen 165
9. ANÁLISE DE MODELOS DE AGRUPAMENTO 177
10. CONSTRUÇÃO DE MODELOS DE PREDIÇÃO 191
11. UTILIZAÇÃO CONJUNTA DE MODELOS DE AGRUPAMENTO E PREDIÇÃO 207
11.1. Modelo de Segmentação Comportamental 208
11.2. Modelos de Classificação com Base em Amostras Estratificadas 212
12. ANÁLISE DOS MODELOS DE PREDIÇÃO 219
PARTE V: INTELIGÊNCIA 225
13. APLICAÇÕES DO CONHECIMENTO 227
13.1. Ciclo de Vida da Receita 227
13.1.1 Ganhos financeiros por meio dos modelos de inadimplência 229
13.1.2 Ganhos financeiros por meio dos modelos de cobrança 237
13.1.3 Ganhos financeiros por meio dos modelos de fraude 238
13.2. Ciclo de Vida do Cliente 242
13.2.1 Marketing Direcionado 242
13.2.2 Segmentação comportamental 246
13.3. Otimização de Gestão de Campanhas 249
13.3.1 Otimização de campanhas 251
13.4. Monitoramento de Desempenho 252
13.4.1 Monitoramento de desempenho de produtos 252
13.4.2 Monitoramento de desempenho de interações de clientes 253
13.5. Alinhamento da Descoberta de Conhecimento com os Objetivos de Negócio 253
13.5.1 Expansão dos modelos de Data Mining 254
13.5.2 Gerenciamento e otimização de modelos de data mining 255
13.6. Processo Produtivo 257
13.6.1 Líder de projeto 261
13.6.2 Analista de negócios 261
13.6.3 Analista de mining 261
13.6.4 Analista de ETL 262
13.6.5 Processo produtivo de mineração de dados 262
13.6.6 Fluxo contínuo de mineração de dados e descoberta de conhecimento 264
PARTE VI: EXPERIÊNCIA 267
14. PERSISTÊNCIA DO CONHECIMENTO 269
14.1. Gestão do Conhecimento 269
14.1.1 Introdução à Gestão do Conhecimento 269
14.1.2 Fundamentos da Gestão do Conhecimento 270
14.1.3 Princípios da Gestão do Conhecimento 271
14.1.4 Sistemas de Gestão do Conhecimento 272
14.1.5 Aplicações da Gestão do Conhecimento - Knowledge Warehouse 273
14.1.6 Modelos de Text Mining 277
14.2. Web Farming 279
14.2.1 Colhendo as informações 280
14.2.2 Refinando as informações 281
14.2.2.1 Descoberta da informação 282
14.2.2.2 Aquisição da informação 282
14.2.2.3 Estruturação da informação 282
14.2.2.4 Disseminação da informação 282
14.2.3 Estágios do Web Farming 283
14.2.3.1 Objetivos de negócio 284
14.2.3.2 Homologação e infra-estrutura 284
14.2.3.3 Exploração do Web Farming 284
14.2.3.4 Armazenamento da informação 284
14.3. Web Mining 285
14.3.1 Mineração da estrutura da Web 285
14.3.2 Introdução – Web Bags 286
14.3.3 Mineração do Conteúdo da Web 287
14.3.4 Mineração do uso da Web 289
ANEXO I: POSICIONAMENTO DE TECNOLOGIAS E FORNECEDORES DE BUSINESS INTELLIGENCE 291
15. AMBIENTE DE INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS 293
15.1. Ambiente Tecnológico 294
15.1.1 Hype Cycle 294
15.1.2 Magic Quadrant 297
15.2. Descrição das Tecnologias Apresentadas no Hype Cycle 299
15.2.1 Entity Resolution and Analysis 299
15.2.2 Customer Relationship Performance Management 299
15.2.3 Integrated Business Planning 300
15.2.4 Produtct Performance Management 300
15.2.5 Closed-Loop Performance Management 301
15.2.6 Open-Source Business Intelligence Tools 301
15.2.7 SaaS - Business Intelligence 301
15.2.8 SOA-Based Analytic Applications 302
15.2.9 In-Memory Analytics 302
15.2.10 Master Data Management 302
15.2.11 Real-time Best Next Action 303
15.2.12 Search Capabilities for Business Intelligence 303
15.2.13 Business Activity Monitoring 304
15.2.14 Profitability Modeling and Optimization 304
15.2.15 Interactive Visualization 304
15.2.16 CPM Suites 305
15.2.17 Business Application Data Warehouses 305
15.2.18 Excel as a Business Intelligence/CPM Front End 305
15.2.19 Real-time Data Integration 306
15.2.20 Dashboards/Scorecards 306
15.2.21 Web Analytics 306
15.2.22 Data Mining Workbenches 307
15.2.23 Data Quality Tools 307
15.2.24 Planing, Budgeting and Forecasting 307
15.2.25 Business Intelligence Platforms 307
16. POSICIONAMENTO DE FORNECEDORES 309
16.1. Ferramentas de Business Intelligence 309
16.1.1 Business Objects 309
16.1.2 Cognos 310
16.1.3 Hyperion Solutions 310
16.1.4 Oracle 311
16.1.5 SAS 311
16.2. Ferramentas de COM 311
16.2.1 Hyperion Solutions 312
16.2.2 Cognos 312
16.3. Ferramentas de Integração de Dados 313
16.3.1 IBM 313
16.3.2 Informatica 314
16.3.3 SAS Institute 314
16.4. Ferramentas de Data Mining 314
16.4.1 SAS 315
16.4.2 SPSS 315
16.5. Ferramentas de Data Quality 315
16.5.1 DataFlux 316
16.5.2 IBM 316
16.5.3 Business Objects 316
16.5.4 Informatica 317
16.6. Ferramentas de Gerenciador de Campanhas 317
16.6.1 SAS 318
16.6.2 Única 318
16.7. Bancos de dados (DBMS – DataBase Management Systems) 319
16.7.1 IBM DB2 319
16.7.2 Teradata 320
16.7.3 Oracle 320
16.8. Servidores de Banco de Dados 321
16.8.1 Teradata 322
16.8.2 IBM System p5 322
16.8.3 HP Integrity 323
ANEXO II: TUTORIAL SOBRE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS 325
17. REDES NEURAIS ARTIFICIAIS 327
17.1. Introdução as Redes Neurais Artificiais 327
17.2. Redes Neurais Artificiais Multi-Camadas 331
17.2.1 Histórico das redes neurais artificiais 331
17.2.2 O Perceptron 332
17.2.3 O Perceptron múltiplas camadas 334
17.2.4 Backpropagation 336
17.2.5 Topologia da rede 338
17.2.5.1 Número de camadas 339
17.2.5.2 Número de nós de entrada e saída 340
17.2.5.3 Número de nós da camada escondida 343
17.2.5.4 Função de transferência 344
17.3. Treinamento da Rede 345
17.3.1 Algoritmos de aprendizado 345
17.3.2 Decisão de parada do treinamento 347
17.4. Interpretação dos Modelos 348
17.4.1 Medidas da habilidade de predição 349
17.4.2 Objetos afastados do modelo 349
17.5. Pontos Fortes e Fracos das Redes Neurais 351
17.6. Mapas Auto-Ajustáveis 352
17.6.1 Vetores de Quantização 352
17.6.2 Mapas auto-ajustáveis de Kohonen 353Informações Técnicas
Nº de páginas: 414 Origem: Nacional Editora: Editora Ciência Moderna Idioma: Português Edição: 1 Ano: 2008 ISBN: 9788573937077 Encadernação: Brochura Autor: Carlos André Reis Pinheiro - Informações