Gestão de Processos - Pensar, Agir e Aprender
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Projetos de Infraestrutura de TIC - Basic Methodware
A velocidade da comunicação é fator crítico de sucesso nas organizações. Um número cada vez maior de pessoas divulga instantaneamente comunicados, fotos e vídeos sobre situações que vivenciam sobre sua empresa (a favor ou contra). O uso de uma boa infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está deixando de ser diferencial competitivo para se tornar um serviço básico (commodity). ... Ler mais +
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O presente livro nos brinda com uma abordagem simples e prática para o desenvolvimento de planejamento estratégico e priorização e seleção de projetos utilizando a contemporânea técnica de painel (canvas), que permite um trabalho colaborativo, ágil e de forte apelo comunicacional. ... Ler mais +
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Análise de Sistemas Orientada ao Sucesso - Por Que os Projetos Atrasam?
Semana do Consumidor
A Metodologia de Sistemas deve ser dinâmica e acompanhar o ritmo frenético do desenvolvimento da tecnologia, buscando sempre novas e melhores soluções, mas sabendo “separar o joio do trigo”, sempre atenta para o marketing das empresas fornecedoras de soluções que não hesitarão em nos “empurrar” um produto que não precisamos. Na medida em que conseguir contribuir com as equipes de projetos em sua necessidade cada vez mais premente de encurtar os prazos e custos dos projetos; atender os requisitos das áreas de negócio que visam em primeiro plano contemplar o time to market; e colocar para que as pessoas possam realizar um trabalho produtivo e eficaz sem abrir mão da qualidade, o sucesso dos projetos será inevitável. ... Ler mais +
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Campo Minado em Projetos - 55 erros que o gerente de projeto não pode cometer
Todo projeto tem seus desafios e o aprendizado sobre as armadilhas de cada um deles é gradual, ocorrendo “em voo” durante o andamento de cada um deles.
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A questão-chave é:
“Como gerente de projeto eu preciso ter uma longa curva de aprendizado relativa aos problemas mais recorrentes, cujos efeitos negativos refletem rápida e diretamente nos projetos e na minha carreira?” Se você acredita que não, escolheu a leitura certa.
Campo Minado em Projetos tem como meta promover um boost na experiência em gerenciamento de projetos, acelerando o processo de criação de bagagem, a ser refletida no índice de sucesso dos projetos (e consequentemente da carreira do gerente de projeto). ... Ler mais + -
Gerência em Projetos: Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia
Em um ambiente de competição e de mudanças, de um lado, e de competente administração participativa e cooperação de outro, os projetos devem ser executados por equipes integradas, em que todos conheçam o trabalho de todos, realizando com eficiência suas tarefas específicas. ... Ler mais +
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Gerenciamento da Realização de Benefícios:
O gerenciamento da realização de benefícios desenvolve os sistemas e métodos necessários para alinhar os objetivos de cada projeto aos objetivos da organização. De maneira prática e dinâmica, reúne todos os passos necessários para transformar os resultados gerados pelos projetos em benefícios para a empresa. Nos últimos anos, empresas e instituições vêm aplicando e estudando essas práticas de forma crescente. Alguns países como o Reino Unido e os Estados Unidos saem na frente e outros ainda estão dando seus primeiros passos, como, por exemplo, o Canadá, onde eu trabalho, e até mesmo o Brasil. Mas tudo indica que esse tema deve ser um dos principais focos do gerenciamento de projetos nos próximos anos. Este livro vai além da teoria do gerenciamento da realização de benefícios e apresenta um estudo de caso detalhado baseado em exemplos reais de empresas que atuam no mercado. Mostra as técnicas e ferramentas que foram utilizadas com sucesso para gerar valores para empresas, além dos modelos utilizados. Destinado aos atuais e futuros gestores, este livro apresenta todos os passos desde o planejamento até a realização dos benefícios, quando os valores são gerados para a empresa. ... Ler mais +
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Escritório de Processos: BPMO (Business Process Management Office)
Este livro apresenta um conjunto de frameworks que auxiliam o profissional a planejar, estruturar, implantar e conduzir um Escritório de Processos (EP) ou Business Process Management Office (BPMO), abordando todas as etapas e instrumentos necessários para a sua operacionalização.
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Além dos aspectos de governança, serão abordadas as técnicas de gestão de melhoria incremental (Business process improvement) e de gestão da transformação (Business process engineering)... ... Ler mais + -
Lições Aprendidas em Projetos: depoimentos de quem aprendeu com os próprios erros
Este livro é um compilado de narrativas reais sobre lições aprendidas em projetos, contadas pelo foco de quem as viveu. As experiências aqui relatadas ajudaram a construir o perfil profissional dos autores e podem ajudar você a evitar situações parecidas. São histórias curtas e de fácil leitura, onde o leitor que não tem relação direta com o gerenciamento de projetos poderá conhecer um pouco mais do cotidiano da profissão, e certamente nossos colegas de profissão inevitavelmente se enxergarão em algum dos textos ou até mesmo terão seus déjà vu. ... Ler mais +
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Preparatório para Certificação PRINCE2® Foundation
PRESENTE EXIN! Inclui voucher com 6% de desconto para realizar o exame PRINCE2® Foundation.
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“O sucesso dos projetos está diretamente relacionado à capacidade que temos de usar as melhores ferramentas, metodologias e técnicas. Com uma leitura direta e objetiva, o livro apresenta e discute o alicerce do sucesso dos projetos através dos temas, dos princípios e dos processos do PRINCE2®. É uma leitura obrigatória para todo gerente de projetos de sucesso.” ... Ler mais +
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Seja qual for a sua profissão, toda vez que a natureza temporária do trabalho surgir, diferentemente do trabalho de rotina, você estará diante de um projeto. E gerenciar esse esforço é muito diferente de gerenciar a rotina. ... Ler mais +
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Gerência em Projetos: Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia
Em um ambiente de competição e de mudanças, de um lado, e de competente administração participativa e cooperação de outro, os projetos devem ser executados por equipes integradas, em que todos conheçam o trabalho de todos, realizando com eficiência suas tarefas específicas. ... Ler mais +
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Análise de Risco em Gerência de Projetos - 3ª edição
Se você tem interesse em gerência de projetos, então, provavelmente, já ouviu muitas histórias sobre projetos que foram entregues fora do prazo, acima do seu orçamento ou que falharam completamente no cumprimento de seus objetivos. ... Ler mais +
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Escritório de Processos: BPMO (Business Process Management Office)
Este livro apresenta um conjunto de frameworks que auxiliam o profissional a planejar, estruturar, implantar e conduzir um Escritório de Processos (EP) ou Business Process Management Office (BPMO), abordando todas as etapas e instrumentos necessários para a sua operacionalização.
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Além dos aspectos de governança, serão abordadas as técnicas de gestão de melhoria incremental (Business process improvement) e de gestão da transformação (Business process engineering)... ... Ler mais + -
Análise de Sistemas Orientada ao Sucesso - Por Que os Projetos Atrasam?
Semana do Consumidor
A Metodologia de Sistemas deve ser dinâmica e acompanhar o ritmo frenético do desenvolvimento da tecnologia, buscando sempre novas e melhores soluções, mas sabendo “separar o joio do trigo”, sempre atenta para o marketing das empresas fornecedoras de soluções que não hesitarão em nos “empurrar” um produto que não precisamos. Na medida em que conseguir contribuir com as equipes de projetos em sua necessidade cada vez mais premente de encurtar os prazos e custos dos projetos; atender os requisitos das áreas de negócio que visam em primeiro plano contemplar o time to market; e colocar para que as pessoas possam realizar um trabalho produtivo e eficaz sem abrir mão da qualidade, o sucesso dos projetos será inevitável. ... Ler mais +
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Redes de Planejamento - Metodologia e Prática com PERT / COM e MS PROJECT
Semana do Consumidor
A implantação do método PERT/CPM com a utilização da informática como lastro tem se mostrado um processo recheado de desafios e quebra de paradigmas. Interfere diretamente nas culturas conservadoras do ambiente de trabalho, requerendo dos administradores do negócio (seja ele de qualquer tamanho) esforço vertical na tomada de decisões que, muitas vezes, passa por uma reciclagem da equipe. Quanto custa a implantação? Pela importância do processo para a sobrevivência da empresa, investe-se considerável soma em treinamentos específicos e paralelos. Certamente, todo esse dinheiro e tempo retornam em forma de eficiência e ganho. ... Ler mais +
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Projetos de Infraestrutura de TIC - Basic Methodware
A velocidade da comunicação é fator crítico de sucesso nas organizações. Um número cada vez maior de pessoas divulga instantaneamente comunicados, fotos e vídeos sobre situações que vivenciam sobre sua empresa (a favor ou contra). O uso de uma boa infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está deixando de ser diferencial competitivo para se tornar um serviço básico (commodity). ... Ler mais +
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40+20 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento
Este livro aborda de forma clara e objetiva Ferramentas e Técnicas de aplicabilidade comprovada para o apoio e a melhoria do Gerenciamento. Apresenta uma visão geral e mostra os passos básicos de algumas dessas metodologias, tentando facilitar o entendimento das técnicas desenvolvidas, evidenciando a sua funcionalidade e estimulando a sua aplicação prática. São ferramentas como Análise SWOT, Brainstorming, Modelo 5W2H, Balanced Scorecard, Análise do Valor Agregado e diversas outras técnicas que ao longo do tempo tornaram-se de uso universal, servindo ao apoio da gestão de diversas áreas de conhecimento da administração, a saber: ... Ler mais +
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Gerenciamento da Realização de Benefícios:
O gerenciamento da realização de benefícios desenvolve os sistemas e métodos necessários para alinhar os objetivos de cada projeto aos objetivos da organização. De maneira prática e dinâmica, reúne todos os passos necessários para transformar os resultados gerados pelos projetos em benefícios para a empresa. Nos últimos anos, empresas e instituições vêm aplicando e estudando essas práticas de forma crescente. Alguns países como o Reino Unido e os Estados Unidos saem na frente e outros ainda estão dando seus primeiros passos, como, por exemplo, o Canadá, onde eu trabalho, e até mesmo o Brasil. Mas tudo indica que esse tema deve ser um dos principais focos do gerenciamento de projetos nos próximos anos. Este livro vai além da teoria do gerenciamento da realização de benefícios e apresenta um estudo de caso detalhado baseado em exemplos reais de empresas que atuam no mercado. Mostra as técnicas e ferramentas que foram utilizadas com sucesso para gerar valores para empresas, além dos modelos utilizados. Destinado aos atuais e futuros gestores, este livro apresenta todos os passos desde o planejamento até a realização dos benefícios, quando os valores são gerados para a empresa. ... Ler mais +
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Métodos Ágeis e Gestão de Serviços de TI
Saiba como e por que montar equipes ágeis para gerenciar desenvolvimento, implantação e suporte de seus sistemas como serviço. Após anos estudando e aplicando diversas metodologias de desenvolvimento de projetos, o autor percebeu que as práticas ágeis eram aderentes aos processos de gestão de serviços de TI, pois os cenários apresentados raramente tinham um escopo definido e o contexto do mercado exigia rápida capacidade de resposta e adaptação, entre outros fatores. Os anos se passaram e grandes resultados foram alcançados. ... Ler mais +
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Manual de Sobrevivência para Gerentes de Projetos
Se você está cansado de enfrentar sozinho os constantes e difíceis problemas impostos pelos projetos e ao mesmo tempo se sente frustrado porque a teoria tradicional pouco o ajuda, este livro poderá interessá-lo. Através de uma linguagem franca e objetiva, aliada ao uso frequente de exemplos e uma boa dose de humor, este livro aborda experiências reais e se propõe a ser um verdadeiro manual de sobrevivência para gerentes de projetos de todos os níveis, ora alertando sobre possíveis armadilhas, ora mostrando uma saída para uma situação inesperada ou eventualmente ilustrando como se preparar para um desafio inevitável. ... Ler mais +
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- DescriçãoGestão de Processos - Pensar, Agir e Aprender
Baseada em mais de 20 anos de pesquisa, projetos de aplicação e testes, esta é uma obra imprescindível para acadêmicos e profissionais. Os autores são docentes da UFRJ, que hospeda o principal curso de gestão de processos do Brasil e conta com alunos em toda a América Latina e outros continentes. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Rafael Paim
Professor de engenharia de produção do Cefet-RJ. Mestre e doutor em engenharia de produção pela COPPE/UFRJ. Foi pesquisador visitante de Carnegie Mellon University – CMU. É membro do corpo editorial do Business Process Management Journal, colaborador do Grupo de Produção Integrada da COPPE/UFRJ desde 1997 e responsável pelas disciplinas relacionadas à gestão de processos. Foi diretor da Goldratt Consulting do Brasil e é sócio-fundador da Enjourney Consultoria (www.enjourney.com.br). É coordenador do Grupo de Gestão e Engenharia de Operações e Sistemas (depro.cefet-rj.br/geos).
Vinícius Cardoso
Engenheiro de produção formado pela UFRJ. É professor adjunto do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica da UFRJ e pesquisador do Grupo de Produção Integrada da COPPE, onde fez mestrado e doutorado. Dedicou-se, principalmente, às áreas de estratégia, engenharia de processos e gestão de conhecimento. Além de publicações, tem vasta experiência em projetos de consultoria e de pesquisa e desenvolvimento nessas áreas.
Heitor Caulliraux
Professor associado da UFRJ. Tem graduação e mestrado em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978 e 1981), especialização pelo Istituto Per La Riconstruzioni Italiana (1983), especialização pelo Politecnico di Milano (1988) e doutorado em engenharia elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990). Coordenador do Grupo de Produção Integrada (www.gpi.ufrj.br) da UFRJ.
Rafael Clemente
Possui graduação e mestrado em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dott. Ing. em Ingegneria Gestionale pelo Politecnico di Torino (Itália). É professor do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisador do Grupo de Produção Integrada da UFRJ. Fundador e sócio da EloGroup, consultoria especializada em gestão de processos e riscos operacionais, e fundador e sócio da Innvent, empresa especializada em gestão da inovação e desenvolvimento de novos negócios.Informações Técnicas Sumário
Capítulo 1. Gestão de Processos
1.1 Por que a gestão de processos é importante?
1.2 O que fazer e como gerenciar processos?
1.3 Para quem este livro se dirige
1.4 O que pretende esta publicação
1.5 Como este livro foi produzido: o método
1.6 Plano de vôo pela leitura: apresentação do livro
Capítulo 2. Gestão de Processos: breve histórico e origens conceituais
2.1 A evolução histórica dos paradigmas emgestão de processos
2.1 A ótica da engenharia de produção
2.2 Saiba mais: os quadros-conceituais para gestão de processos
2.3 Saiba mais: elementos conceituais relacionados a processos
Capítulo 3. Gestão de Processos: bases conceituais
3.1 O que são processos
3.2 Gestão de processos: como é entendida por alguns autores
3.3 Conceituação: gestão de processos
3.4 Síntese do que se entende por gestão de processos
Capítulo 4. Gestão de Processos: as tarefas definidas para Pensar, Agir e Aprender
4.1 Pensar: o projeto-desenho dos processos
4.2 Agir: a gestão dos processos no dia-a-dia
4.3 Aprender: a promoção do aprendizado sobre processos
4.4 Ciclos de aprendizado entre os grupos de tarefas
Capítulo 5. Gestão de Processos: pesquisas têm utilidade prática
5.1 Os resultados da validade dos grupos de tarefas
5.2 Análises dos resultados da importância das tarefas
5.3 Análises dos resultados da forma de estruturação das tarefas
5.4 Análises cruzadas entre a importância e a forma de estruturação
Capítulo 6. Gestão de processos: a estruturação de um escritório de processos
6.1 Estruturação da gestão de processos: introdução
6.2 Apresentação dos resultados do projeto
6.3 O processo de gestão de processos
6.4 Inserção de processos na cultura organizacional
6.5 Visitas e entrevistas
6.6 Escritório de processos: conclusão sobre a estruturação e adoção pelas empresas
6.7 Escritório de processos para as empresas estudadas
Capítulo 7. Gestão de processos: sistemas de apoio
7.1 O que são BPMS: velho conceito em transição
7.2 Conceitos de BPMS
7.3 Tipos de BPMS
Capítulo 8. Gestão de processos: síntese e tendências
8.1 Síntese dos resultados, conclusões fi nais e tendências
8.2 Tendências: o que estudar e fazer no presente e no futuro
Apêndice 1. Instrumento de avaliação da gestão de processos
Apêndice 2. Alguns sites interessantes sobre gestão de processos
Apêndice 3. Glossário do instrumento de pesquisaInformações Técnicas
Nº de páginas: 328 Origem: Nacional Editora: Editora Bookman Idioma: Português Edição: 1ª Edição Ano: 2009 ISBN: 9788577804849 Encadernação: Brochura Autor: Rafael Paim, Vinícius Cardoso, Heitor Caulliraux, Rafael Clemente - Informações



