Modelagem Matemática em Foco Modelagem Matemática em Foco

VITRINE Os TOP de vendas !!

Por: R$ 55,00

Preço a vista: R$ 55,00

+-
Comprar
Opções de Parcelamento:
  • à vista R$ 55,00
Outras formas de pagamento

Quem viu este produto , comprou

Quem viu este produto , também se interessou

  • Descrição
    Modelagem Matemática em Foco

    Este livro é uma coletânea formada por sete capítulos, cujos autores relatam pesquisas e práticas da modelagem matemática na perspectiva da Educação Matemática, originadas no âmbito de um grupo de pesquisa ? GRUPEMAT - em atuação desde 2002. O que cada capítulo pretende é sinalizar que fazer modelagem matemática na sala de aula é possível e pode ser bem agradável, tanto para quem ensina quanto para quem aprende. Situar a modelagem no universo da Educação Matemática e indicar que por meio de atividades de modelagem é possível aprender matemática com a vida e para a vida, é característica dos diferentes capítulos. O que o livro mostra é que podem se considerar diferentes configurações para o uso da modelagem matemática na sala de aula, abordar diferentes conteúdos matemáticos, mas que avaliar potencialidades desse uso requer olhar para a atividade, os alunos e todo o contexto.
  • Sobre o Autor
  • Especificação

    Características

    Tipo de LivroLivro Físico

    Especificações

    Sobre o AutorLourdes Maria Werle de Almeida
    Lourdes Maria Werle de Almeida é docente da Universidade Estadual de Londrina desde 1985, atuando no curso de graduação em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Licenciada e Mestre em Matemática e Doutora em Engenharia de Produção. Coordenadora do Grupo de Pesquisas sobre Modelagem e Educação Matemática (GRUPEMAT).

    Karina Alessandra Pessôa
    Karina Alessandra Pessôa da Silva é docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina. Licenciada em Matemática, Especialista em Educação Matemática, Mestre e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Faz parte do GRUPEMAT desde 2005. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Paraná.
    Informações TécnicasSumário

    Capítulo 1 - Modelagem Matemática na Educação Matemática - 1

    Modelagem Matemática e Modelo Matemático - 2

    Fases da Modelagem Matemática e as Ações dos Alunos - 4

    Inteiração - 4

    Matematização - 5

    Resolução - 5

    Interpretação de resultados e validação - 5

    O Aluno em Atividades de Modelagem Matemática - 9

    O Professor em Atividades de Modelagem Matemática - 14

    O Espaço das Atividades de Modelagem Matemática no Currículo Escolar e/ou nas Aulas de Matemática - 15

    Por Que Fazer Modelagem Matemática - 18

    Referências – 19



    Capítulo 2 - Sobre Matematização e Modelagem Matemática - 23

    A Matematização na Educação Matemática Realística - 24

    A Matematização na Modelagem Matemática - 27

    Uma Aproximação entre Modelagem Matemática e Matematização - 31

    A Atividade de Modelagem Reciclando Garrafas PET - 32

    A Matematização dos alunos na Atividade - 38

    A Matematização dos Alunos na Atividade de Modelagem Matemática Desenvolvida - 43

    Referências - 45



    Capítulo 3 - O Papel da Linguagem em Modelagem Matemática - 49

    A Linguagem - 51

    Os Usos da Linguagem nas Atividades de Modelagem Matemática - 56

    Um olhar para a linguagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental - 56

    Um Olhar para a Linguagem nos Modelos - 63

    Considerações Finais - 74

    Referências - 76



    Capítulo 4 - Um Olhar Semiótico Sobre a Modelagem Matemática - 79

    E por Falar em Semiótica... - 80

    Semiótica Peirceana: a Caminho da Significação - 83

    Pesquisas Sobre Modelagem Matemática e Semiótica Peirceana: um Panorama - 88

    Discutindo uma Atividade de Modelagem Matemática a Partir da Significação na Semiótica Peirceana - 90

    Relações Entre Modelagem Matemática e Semiótica: o Nosso Olhar - 99

    Considerações Finais - 100

    Referências - 101



    Capítulo 5

    O Momento da Elaboração de Uma Questão em Modelagem Matemática e o Monitoramento Cognitivo - 105

    Monitoramento Cognitivo: Buscando Atitudes Conscientes - 106

    Modelagem Matemática e Monitoramento Cognitivo - 111

    A Elaboração de uma Questão em Modelagem Matemática e a Fase de Inteiração - 114

    A Atividade de Modelagem Matemática e o Contexto em que foi Desenvolvida - 115

    Monitoramento Cognitivo na Atividade - 121

    Considerações Finais - 126

    Referências - 128



    Capítulo 6 - Aprendizagem Significativa Mediada pela Modelagem Matemática - 131

    A Aprendizagem em Foco - 131

    Pressupostos Teóricos da Aprendizagem Significativa - 133

    Modelagem Matemática e as Pesquisas em Aprendizagem Significativa - 135

    Caracterização de Ambientes de Modelagem com Vistas à Aprendizagem Significativa - 138

    Atividades de Modelagem no Estudo de Tópicos de Equações de Diferenças - 141

    Sobre Equações de Diferenças - 141

    Os trabalhos dos grupos e algumas considerações sobre a Aprendizagem Significativa - 143

    Atividade do Grupo 2: Lucro acumulado por uma indústria de calças Jeans - 145

    Atividade do Grupo 4: Lixo no Brasil - 150

    Considerações Finais - 160

    Referências - 161



    Capítulo 7

    Práticas Sociais e Práticas Matemáticas: um Olhar Sobre Modelos de Crescimento Populacional - 165

    Práticas Sociais e Práticas Matemáticas - 166

    Práticas Sociais e Práticas Matemáticas no Desenvolvimento de Modelos de Crescimento Populacional - 168

    Os primeiros modelos de crescimento populacional: o modelo de Malthus e o modelo de Verhulst - 169

    O Crescimento Populacional em Âmbito Escolar: um Olhar para Livros Didáticos e para uma Disciplina de Modelagem Matemática - 175

    Os modelos de crescimento populacional em livros didáticos - 175

    O Crescimento Populacional em Sala de Aula: Práticas Sociais e Práticas Matemáticas dos Alunos em uma Atividade de Modelagem Matemática - 186

    Considerações Finais - 192

    Referências - 193

    Para Concluir - 197

    Informações Técnicas

    Nº de páginas:216
    Origem:Nacional
    Editora:Editora Ciência Moderna
    Idioma:Português
    Edição:1ª Edição
    Ano:2014
    ISBN:9788539905331
    Encadernação:Brochura
    Autor:Lourdes Maria Werle de Almeida - Karina Alessandra Pessôa
  • Informações

Avaliação técnica sobre o livro

Olá! Seja Bem Vindo (a)!

Eu sou o Moderninho , o Mascote da Ciência Moderna Online!
Além de bonito, o novo site tem Minhas Dicas :) #ficaadica

A 1ª Dica é -> Deixe aqui seu contato para receber nossas
NOVIDADES, PROMOÇÕES E CUPONS DE DESCONTOS ;)

Navegue SEM Moderação!