ESGOTADO - Implantando a Governança de TI (4ª edição): da Estratégia à Gestão de Processos e Serviços
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Automação de Escritórios com Office 2000
Enriquecido com diversas atividades práticas e estudos de casos reais, este livro apresenta as técnicas para utilização das novas ferramentas que proporcionem ganho de produtividade e qualidade no trabalho. O enfoque principal é sobre a oderosa ferramenta MS Office 2000. É um forte material de apoio para professores, estudantes e profissionais das áreas de informática e gestão de empresas. ... Ler mais +
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Se quiser usar Scrum para desenvolver produtos e serviços inovadores que encantem seus clientes, o Scrum Essencial é a referência completa que você estava procurando. Kenny Rubin, importante Scrum coach e trainer, esclarece os valores, princípios e práticas do Scrum, e descreve abordagens flexíveis comprovadas que podem lhe ajudar a implementar o Scrum muito mais efetivamente. ... Ler mais +
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Gerência em Projetos: Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia
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Manual Prático do Plano de Projeto: utilizando o PMBOK Guide - 6ª Edição
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Análise de Sistemas - 10 Habilidades Fundamentais
Para ser um Analista de Sistemas de sucesso, conhecer o software do momento não basta. Para completar a formação profissional e acadêmica, é necessário desenvolver um leque de habilidades fundamentais. O pleno exercício dessa empolgante profissão requer uma sólida visão empresarial e conhecimento da área de negócio em que se pretende atuar, o que só se adquire na prática, com dedicação e empenho. ... Ler mais +
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Análise Multivariada com o Uso do SPSS
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Análise Essencial - Guia Prático de Análise de Sistemas
Este livro trata de Análise de Sistemas em geral e sobre a especificação de Sistemas de Informação Administrativos, em particular. Apresenta uma abordagem de fácil compreensão, mesmo para o leitor que não é especialista em informática, através da técnica da análise essencial, de grande utilidade a todos aqueles que, de alguma forma, estejam envolvidos com a especificação de sistemas de informação, tais como gerentes, analistas, programadores e usuários em geral. ... Ler mais +
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Redes de Planejamento - Metodologia e Prática com PERT / COM e MS PROJECT
PROMOÇÃO LOGITECH BEATS E OUTROS
A implantação do método PERT/CPM com a utilização da informática como lastro tem se mostrado um processo recheado de desafios e quebra de paradigmas. Interfere diretamente nas culturas conservadoras do ambiente de trabalho, requerendo dos administradores do negócio (seja ele de qualquer tamanho) esforço vertical na tomada de decisões que, muitas vezes, passa por uma reciclagem da equipe. Quanto custa a implantação? Pela importância do processo para a sobrevivência da empresa, investe-se considerável soma em treinamentos específicos e paralelos. Certamente, todo esse dinheiro e tempo retornam em forma de eficiência e ganho. ... Ler mais +
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Infraestrutura BIG DATA com OpenSource
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A obra inicia com formas de armazenamentos já consagradas pelo mercado e mostra alternativas a equipamentos de altíssimo custo que a princípio inviabilizariam o armazenamento de massas de dados de proporções tão grandes em pequenas e médias empresas. ... Ler mais + -
Gerenciando Privilégios em Tecnologia da Informação - Implementando a política de privilégio mínimo
Gerenciando Privilégios em Tecnologia da Informação vai ajudá-lo a estabelecer uma noção muito clara dos limites que permitem que seus usuários finais e aplicativos se comuniquem livremente dentro de um ambiente de TI, sem que você tenha de se preocupar com nenhum mau uso intencional, acidental ou indireto de privilégios. O livro detalha de forma completa como esse conceito de privilégio mínimo pode fornecer a segurança e o controle necessários à sua organização para que ela seja bem-sucedida. ... Ler mais +
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Análise Essencial - Guia Prático de Análise de Sistemas
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Questões Comentadas de Provas de Tecnologia da Informação: uma abordagem didática
Este livro procura fornecer, de maneira didática, comentários de várias questões de muitos concursos, como do TCU e do MPOG, por exemplo, e de diversas bancas, como CESPE e ESAF, entre outras. Cada comentário é precedido da apresentação de explicações teóricas, de maneira embasada, sobre os assuntos tratados nas questões. Tratando-se de questões de múltipla escolha, cada item é comentado, de forma a esclarecer o porquê de ele estar certo ou estar errado. Ademais, os conceitos e explicações apresentadas dão base para resolver quaisquer outras questões de outras bancas ou outros concursos. ... Ler mais +
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Manual Prático do Plano de Projeto: utilizando o PMBOK Guide - 6ª Edição
O livro contém: Descritivo completo dos documentos de um projeto Conteúdo revisado e ampliado para o PMBOK® Guide 6ª Edição Referência completa, trazendo mais de 50 exemplos e modelos de documentos (templates) Exemplo único de um projeto que pode ser acompanhado em todas as áreas de conhecimento do PMBOK® Guide, trazendo todos os processos de: Integração Escopo Cronograma Custo Qualidade Recursos Comunicações Riscos Aquisições Partes Interessadas ... Ler mais +
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Automação de Escritórios com Office 2000
Enriquecido com diversas atividades práticas e estudos de casos reais, este livro apresenta as técnicas para utilização das novas ferramentas que proporcionem ganho de produtividade e qualidade no trabalho. O enfoque principal é sobre a oderosa ferramenta MS Office 2000. É um forte material de apoio para professores, estudantes e profissionais das áreas de informática e gestão de empresas. ... Ler mais +
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Preparatório para Certificação PRINCE2® Foundation
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“O sucesso dos projetos está diretamente relacionado à capacidade que temos de usar as melhores ferramentas, metodologias e técnicas. Com uma leitura direta e objetiva, o livro apresenta e discute o alicerce do sucesso dos projetos através dos temas, dos princípios e dos processos do PRINCE2®. É uma leitura obrigatória para todo gerente de projetos de sucesso.” ... Ler mais + -
40+20 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento
Este livro aborda de forma clara e objetiva Ferramentas e Técnicas de aplicabilidade comprovada para o apoio e a melhoria do Gerenciamento. Apresenta uma visão geral e mostra os passos básicos de algumas dessas metodologias, tentando facilitar o entendimento das técnicas desenvolvidas, evidenciando a sua funcionalidade e estimulando a sua aplicação prática. São ferramentas como Análise SWOT, Brainstorming, Modelo 5W2H, Balanced Scorecard, Análise do Valor Agregado e diversas outras técnicas que ao longo do tempo tornaram-se de uso universal, servindo ao apoio da gestão de diversas áreas de conhecimento da administração, a saber: ... Ler mais +
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- DescriçãoEste livro apresenta uma visão integrada e inovadora de Governança de TI que pode ser adaptada para vários ambientes organizacionais.
A partir de um modelo genérico, os autores detalham as etapas de planejamento, implementação e gestão da Governança de TI, abrangendo desde o plano do Programa de Governança de TI, passando pelo alinhamento estratégico da TI ao negócio, a elaboração do Portfólio de TI, as operações de serviços de TI, os modelos de relacionamento com usuários e fornecedores e, por fim, a gestão do desempenho e do valor da TI.
Nesta nova edição são analisados as características e os benefícios de mais de 30 modelos de melhores práticas que podem ser aplicados aos processos de TI, dentre eles: CobiT, ITIL, ISO/IEC 20000, USMBOK, os principais modelos do PMI (PMBOK, Gestão de Portfólio e Gestão de Programas), PRINCE2, ISO 27001 e 27002, eSCM-SP e eSCM-CL, CMMI, MPS-Br, BPM CBOK, BABOK, BSC, Seis Sigma e outros modelos. Além disso, mostra os modelos agrupados por disciplina e representa de forma clara o relacionamento entre os modelos de melhores práticas.
Esta edição traz também capítulos específicos acerca do impacto de tecnologias emergentes sobre a Governança de TI, da sua utilização em pequenas e médias empresas e no Governo e está enriquecida com os resultados obtidos em alguns cases do mercado brasileiro. - Sobre o Autor
- Especificação
Características
Tipo de Livro Livro Físico Especificações
Sobre o Autor Aguinaldo Aragon Fernandes
Bacharel em Administração pela UFRGS, Mestre em Ciências em Administração pela COPPEAD/UFRJ e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica de Engenharia da USP. É certificado ITIL Foundation, CobiT Foundation e Certified in the Governance Enterprise IT pela ISACA. Profissional e pesquisador em TI com mais de 38 anos de experiência. É autor de vários livros sobre o tema Gestão da Tecnologia da Informação. Atua com a sua empresa Aragon Consultores Associados em projetos de implementação de Governança de TI, Governança de Enterprise Content Management, planejamento estratégico de Ti, avaliações CobiT, implementação de ITIL, Engenharia de Requisitos, Gestão de Outsourcing e treinamentos nos temas relacionados.
Vladimir Ferraz de Abreu
Graduado em Engenharia de Computação pela UNICAMP, com especializações em Administração de Empresas pela ESAN-SP, em Qualidade e Produtividade pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – USP e em Gestão de Processos de Negócios pela COPPE/UFRJ. Profissional da área de TI com atuação no mercado há mais de 20 anos. É certificado em Fundamentos de Gerenciamento de Serviços de TI com base na ITIL e na ISO/IEC 20000, membro do Conselho Deliberativo do itSMF Brasil e integrante da comissão criada pela ABNT para localização da norma ISO/IEC 20000 para o Brasil. Atua em projetos e atividades de consultoria em processos de TI e de negócios, utilizando padrões e modelos de melhores práticas tais como ISO, PMBOK, BSC, CMMI, CobiT e ITIL.Informações Técnicas Sumário
Introdução
Fatores motivadores do livro
Objetivos do livro
Estrutura do livro
1. Governança de TI
1.1 Os fatores motivadores da Governança de TI
1.2 O que é a Governança de TI
1.3 Objetivos da Governança de TI
1.4 Componentes da Governança de TI
1.4.1 Os componentes da etapa de Alinhamento Estratégico e Compliance
1.4.2 Os componentes da etapa de Decisão, Compromisso, Priorização e Alocação de Recursos
1.4.3 Os componentes da etapa de Estrutura, Processos, Organização e Gestão
1.4.4 O componente da etapa de Gestão do Valor e do Desempenho da TI
2. Governança Corporativa e Regulamentações de Compliance
2.1 Governança Corporativa e a ligação com a Governança de TI
2.2 Entendendo as implicações do Sarbanes-Oxley Act
2.2.1 O que é o Sarbanes-Oxley Act e qual sua finalidade
2.2.2 Requisitos do SOX que afetam a TI
2.2.3 Impacto do SOX na Governança de TI
2.3 Entendendo as implicações do Acordo da Basileia II
2.3.1 O que é o Acordo da Basileia II
2.3.2 Implicações do Acordo da Basileia II sobre a TI
2.4 O impacto da Resolução 3830 do Banco Central do Brasil
3. O Modelo de Governança de TI
3.1 Visão geral do modelo de Governança de TI
3.2 O alinhamento estratégico de TI
3.2.1 O que é o alinhamento estratégico
3.2.2 O Plano de Tecnologia da Informação
3.2.3 Elaboração do mapa estratégico e do Balanced Scorecard (BSC)
3.3 Mecanismos de decisão em TI
3.4 A entrega de valor
3.4.1 Gerenciamento do portfólio de TI
3.4.2 Operações de serviços de TI
3.4.3 O relacionamento com os usuários e/ou clientes
3.4.4 O relacionamento com os fornecedores
3.5 Gerenciamento de recursos
3.6 A gestão do desempenho
3.6.1 Medições dos resultados da TI
3.6.2 Medições dos resultados para o negócio
3.6.3 Implantação de sistema de gerenciamento de desempenho
3.6.4 Gestão do desempenho da TI
3.7 A comunicação
3.8 A gestão da mudança organizacional
3.9 Avaliação independente
3.10 Riscos e compliancen
3.10.1 Gestão de riscos
3.10.2 Compliance
4. Os Papéis da Governança de TI na Organização
5. Modelos de Melhores Práticas e o Modelo de Governança de TI
6. Modelos Abrangentes de Governança de TI
6.1 ISO/IEC 38500 – Governança corporativa de tecnologia da informação
6.1.1 Aplicação
6.1.2 Objetivos
6.1.3 Estrutura da norma
6.1.4 Benefícios com o uso da norma
6.1.5 Considerações sobre a norma
6.2 CobiT
6.2.1 Histórico do modelo
6.2.2 Objetivos do modelo
6.2.3 Estrutura do modelo – Os princípios do CobiT 5
6.2.4 O modelo de referência de processos do CobiT 5
6.2.5 Diretrizes de implementação
6.2.6 O modelo de capacidade de processos
6.2.7 A família de produtos do Cobit 5
6.2.8 Aplicabilidade do modelo
6.2.9 Benefícios do modelo
6.2.10 Certificações relacionadas
6.3 As certificações da ISACA
7. Modelos para Gerenciamento de Serviços de TI
7.1 ITIL
7.1.1 Histórico do modelo
7.1.2 Objetivos do modelo
7.1.3 Estrutura do modelo
7.1.4 Aplicabilidade do modelo
7.1.5 Benefícios do modelo
7.1.6 Certificações relacionadas
7.2 ISO/IEC 20000
7.2.1 Histórico do modelo
7.2.2 Objetivos do modelo
7.2.3 Estrutura do modelo
7.2.4 Aplicabilidade do modelo
7.2.5 Benefícios do modelo
7.2.6 Certificações relacionadas
7.3 CMMI for Services
7.4 MR-MPS Serviços
7.4.1 Histórico do modelo
7.4.2 Objetivos do modelo
7.4.3 Estrutura do modelo
7.4.4 Aplicabilidade do modelo
7.4.5 Certificações relacionadas
7.5 USMBOK
7.5.1 Objetivos do modelo
7.5.2 Estrutura do modelo
7.5.3 Aplicabilidade do modelo
7.5.4 Certificações relacionadas
7.6 Microsoft Operations Framework (MOF) – uma breve visão
8. Modelos para Processos de Software
8.1 CMMI
8.1.1 Histórico do modelo
8.1.2 Objetivos do modelo
8.1.3 Estrutura do modelo
8.1.4 Aplicabilidade do modelo
8.1.5 Benefícios do modelo
8.1.6 Certificações relacionadas
8.2 MR-MPS-SW
8.2.1 Histórico do modelo
8.2.2 Objetivos do modelo
8.2.3 Estrutura do modelo
8.2.4 Aplicabilidade do modelo
8.2.5 Benefícios do modelo
8.2.6 Certificações relacionadas
8.3 ISO/IEC 12207
8.3.1 Visão geral do modelo
8.3.2 Aplicabilidade do modelo
8.4 ISO/IEC 9126
8.4.1 Visão geral do modelo
8.4.2 Aplicabilidade do modelo
8.5 IBM RUP – uma breve visão
8.6 MSF – uma breve visão
9. Modelos para Gerenciamento de Projetos
9.1 PMBOK
9.1.1 Histórico do modelo
9.1.2 Objetivos do modelo
9.1.3 Estrutura do modelo
9.1.4 Aplicabilidade do modelo
9.1.5 Benefícios do modelo
9.1.6 Certificações relacionadas
9.2 Padrão para Gestão de Portfólio
9.2.1 Histórico do modelo
9.2.2 Objetivos do modelo
9.2.3 Estrutura do modelo
9.2.4 Aplicabilidade do modelo
9.2.5 Benefícios do modelo
9.2.6 Certificações relacionadas
9.3 Padrão para Gestão de Programas
9.3.1 Histórico do modelo
9.3.2 Objetivos do modelo
9.3.3 Estrutura do modelo
9.3.4 Aplicabilidade do modelo
9.3.5 Benefícios do modelo
9.3.6 Certificações relacionadas
9.4 Outros padrões do PMI
9.5 PRINCE2
9.5.1 Histórico do modelo
9.5.2 Objetivos do modelo
9.5.3 Estrutura do modelo
9.5.4 Aplicabilidade do modelo
9.5.5 Benefícios do modelo
9.5.6 Certificações relacionadas
9.6 Scrum
9.6.1 Histórico do modelo
9.6.2 Objetivos do modelo
9.6.3 Estrutura do modelo
9.6.4 Aplicabilidade do modelo
9.6.5 Benefícios do modelo
9.6.6 Certificações relacionadas
10. Modelos para Segurança da Informação – ISO/IEC 27001 e 27002
10.1 Histórico do modelo
10.2 Objetivos do modelo
10.3 Estrutura do modelo
10.3.1 ISO/IEC 27001
10.3.2 ISO/IEC 27002
10.4 Aplicabilidade do modelo
10.5 Benefícios do modelo
10.6 Certificações relacionadas
10.7 Gestão da Continuidade do Negóciox
10.8 Outras normas ISO relativas à segurança da informação
11. Modelos para Gerenciamento de Sourcing
11.1 eSCM-SP
11.1.1 Histórico do modelo
11.1.2 Objetivos do modelo
11.1.3 Estrutura do modelo
11.1.4 Aplicabilidade do modelo
11.1.5 Benefícios do modelo
11.1.6 Certificações relacionadas
11.2 eSCM-CL
11.2.1 Histórico do modelo
11.2.2 Objetivos do modelo
11.2.3 Estrutura do modelo
11.2.4 Aplicabilidade do modelo
11.2.5 Benefícios do modelo
11.2.6 Certificações relacionadas
11.3 CMMI for Acquisition
12. Modelos para Disciplinas Complementares à Governança de TI
12.1 BPM CBOK®
12.1.1 Histórico do modelo
12.1.2 Objetivos do modelo
12.1.3 Estrutura do modelo
12.1.4 Aplicabilidade do modelo
12.1.5 Benefícios do modelo
12.1.6 Certificações relacionadas
12.2 BABOK®
12.2.1 Histórico do modelo
12.2.2 Objetivos do modelo
12.2.3 Estrutura do modelo
12.2.4 Aplicabilidade do modelo
12.2.5 Benefícios do modelo
12.2.6 Certificações relacionadas
12.3 Balanced Scorecard
12.3.1 Histórico do modelo
12.3.2 Objetivos do modelo
12.3.3 Estrutura do modelo
12.3.4 Aplicabilidade do modelo
12.3.5 Benefícios do modelo
12.3.6 Certificações relacionadas
12.4 Seis Sigma
12.4.1 Histórico do modelo
12.4.2 Objetivos do modelo
12.4.3 Estrutura do modelo
12.4.4 Aplicabilidade do modelo
12.4.5 Benefícios do modelo
12.4.6 Certificações relacionadas
12.5 TOGAF
12.5.1 Histórico do modelo
12.5.2 Objetivos do modelo
12.5.3 Estrutura do modelo
12.5.4 Aplicabilidade do modelo
12.5.5 Benefícios do modelo
12.6 ISO 9001:2008
12.6.1 Visão geral do modelo
12.6.2 Aplicabilidade do modelo
12.7 ISO 31000
12.7.1 Visão geral do modelo
12.7.2 Aplicabilidade do modelo
13. Extensões e Derivações do Conceito de Governança de TI
13.1 Governança de Processos
13.1.1 Princípios e conceitos gerais
13.1.2 Modelos de referência relacionados
13.1.3 Aplicabilidade do modelo
13.1.4 Certificações relacionadas
13.2 Governança SOA
13.2.1 Princípios e conceitos gerais
13.2.2 Modelos de referência relacionados
13.2.3 Aplicabilidade do conceito
13.2.4 Certificações relacionadas
13.3 Governança de Dados
13.3.1 Princípios e conceitos gerais
13.3.2 Modelos de referência relacionados
13.3.3 Aplicabilidade do conceito
13.3.4 Certificações relacionadas
14. Novas Tecnologias e a Governança de TI
14.1 Cloud Computing
14.1.1 O que é Cloud Computing
14.1.2 Perguntas que os executivos de negócio devem fazer para decidir sobre a computação de nuvem
14.1.3 Principais riscos
14.1.4 Processos de governança e de gestão que devem ser reforçados
14.2 Big Data
14.2.1 O que é Big Data
14.2.2 Perguntas que os executivos de negócios devem fazer para decidir sobre o emprego do Big Data
14.2.3 Riscos principais
14.2.4 Processos de governança e de gestão afetados
14.3 Mídias sociais
14.3.1 O que são mídias sociais
14.3.2 Perguntas que os executivos de negócio devem fazer para decidir sobre explorar as tecnologias sociais, visando atender a objetivos estratégicos através do relacionamento virtual com os clientes
14.3.3 Riscos principais
14.3.4 Processos de governança e de gestão afetados
14.4 BYOD
14.4.1 O que é BYOD
14.4.2 Perguntas que os executivos de negócio devem fazer sobre BYOD e sua gestão
14.4.3 Riscos principais
14.4.4 Processos de governança e de gestão afetados
15. Governança de TI para Pequenas e Médias Empresas
16. Governança de TI no Governo
16.1 O modelo de Governança de TI no governo brasileiro
16.2 O papel da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação
16.3 O papel do Tribunal de Contas da União
16.4 O papel do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República
16.5 Situação atual da Governança de TI no Governo Federal, na visão do TCU
16.6 Governança de TI no Judiciário Brasileiro
17. Como Implantar a Governança de TI
17.1 Roteiro de implantação da Governança de TI
17.2 Fatores críticos de sucesso para a implantação da Governança de TI
18. Estudos de Casos
Referências BibliográficasInformações Técnicas
Nº de páginas: 656 Origem: Nacional Editora: Editora Brasport Idioma: Português Edição: 4ª Edição Ano: 2014 ISBN: 9788574526584 Encadernação: Brochura Autor: Aguinaldo Aragon Fernandes; Vladimir Ferraz de Abreu - Informações